Get Adobe Flash player
Home VIVER MELHOR Dicas Sobras de tecido - como reaproveitar

Sobras de tecido - como reaproveitar

Veja como reaproveitar sobras de tecido e fazer objetos de decoração para o seu lar.

Existem mil maneiras de se reaproveitar sobras de tecido. A criatividade é quem guia a criação. Roupas, bolsas, acessórios ou objetos de decoração são o resultado do emprego de técnicas simples, aliadas à imaginação de quem gosta de fazer trabalhos artesanais. Muitos destes trabalhos exigem que a pessoa tenha mínimos conhecimentos em corte e costura. Não é necessário ser um expert para executá-los. Por isso, não custa nada brincar um pouco, nas horas vagas, aprendendo a fazer pequenos artesanatos com restos de tecido, pois todo mundo sempre tem pedacinhos deles, jogados em algum canto da casa.

Aprenda a reaproveitar objetos na decoração


Cabeceira de cama, feita com sobras de tecido

Nada mais gratificante do que observar algo feito por nós mesmos, com o uso de materiais que poderiam ter ido ao lixo, não é mesmo? Observe a imagem, acima. Ela mostra uma bela e moderna cabeceira de cama, feita com retalhos de tecidos. No caso, seguiu-se uma ordem para a combinação dos materiais. Contudo, é possível utilizar diferentes amostras e costurá-las, formando um painel confuso e divertido. Basta medir a largura da cama e executar o trabalho. Ao final, deve-se parafusar na parede um pequeno varão de cortina, onde a cabeceira feita com sobras de tecido ficará presa.

Escolha o guarda-roupa ideal

Como fazer abajur com sobras de tecido

Sobras de tecido se transformam num lindo abajur

Para o artesanato acima, não foi seguida nenhuma ordem de composição. O abajur feito com restos de tecido ficou gracioso devido à mistura de dezenas de estampas, amarradas de forma aleatória. Deve-se preparar a base, retirando o material original, que envolve a armação de arame e forma a cúpula do abajur. Em seguida, basta cortar as sobras de tecido, fazendo tirinhas finas e amarrando-as ao arame, formando uma nova cúpula. O efeito da iluminação é muito interessante e divertido.

. Boa de cama

Como reaproveitar sobras de tecido para o Natal

Podemos entrar no clima que envolve esta época do ano e fazer uma guirlanda de Natal com restos de tecido. Neste caso, é preciso ter mínima familiaridade com agulhas e linhas. Contudo, não é necessário ter uma máquina de costura. O trabalho  pode ser feito, à mão. Para o artesanato, foram usados pedacinhos de tecido e algum material para a parte interna dos arranjos, para que as bolinhas coloridas ficassem fofinhas. Poderiam ser, inclusive, pedacinhos de espuma. Basta cortar as sobras de pano, formando pequenos círculos. Em seguida, deve-se colocar dentro a espuma, envolvê-la com o tecido e costurar as bordas, na parte de trás. Após fazer uma grande quantidade de bolinhas, junte-as, costurando-as e adicione outros enfeites, como laços, etc.

Decoração de terraços

Uma diferente e divertida guirlanda de Natal

Dicas para decorar a mesa para o café da manhã

Também é possível fazer tapetes, almofadas e inúmeros outros trabalhos artesanais, como forma de reaproveitar restos de tecido. Para quem deseja fazer, mas não possui material suficiente, a dica é pedir sobras para costureiras. Elas costumam juntar muitos retalhos. Assim, todos se ajudam.

Dicas de conservação de plantas e flores

Conteúdo do site Mundo das Tribos

Add comment


Security code
Refresh

VALÉRIA & VOCÊ

Valéria & Você!


Valéria de Fátima é intensa, de bem com a vida, antenada, amiga e imparcial. Este blog é nosso, mulheres e homens que se enveredam por muitos caminhos, pois sabem que são especiais.


Sejam todos bem vindos!


Boa leitura.

Curta a página

@Tweets

Informação

A categoria Saúde do blog Valéria&Você, é um espaço informativo sobre os temas relacionados à saúde, não é um substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Publicidade

Publicidades

Academia K1