A Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude e o Centro de Inclusão de Gravatá – CIG, promoveu a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na tarde da quarta-feira (21).
As autoridades participantes na abertura afirmaram aos presentes que: “Todos são iguais, multiplicadores e que o deficiente é alguém com direitos. A cidade precisa não se acomodar e despertar o olhar inclusivo, adquirir conhecimentos e mudar a perspectiva de vida das pessoas com deficiência”.
A diretora do CIG, Conceição Silva deu um toque especial à abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência ao ler o poema “Com o coração na mão”, expressando a beleza de cada pessoa ao ter cuidado e respeito à vida exposta e frágil das pessoas com deficiência.
O evento com o tema “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”, contou com a presença de cerca de 500 pessoas que acompanharam uma bela apresentação de bailarinas do Centro de Inclusão de Gravatá – CIG, que mostrou a importância das aulas de dança, proporcionando através do movimento o entusiasmo, a autoestima, autonomia e consciência corporal de crianças e adolescentes.
O professor de Filosofia do curso de Agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) de Glória Goitá-PE, Abdalses Moura, palestrou sobre “Como realizar uma ação que promove a autonomia e o protagonismo dos deficientes”, e transmitiu como é essencial deixar preconceitos e dúvidas de lado, e conhecer a capacidade das pessoas com deficiência.
E que para isso, nós só precisamos apoiar de maneira simplificada, transmitindo a essas pessoas o quão importantes elas são, independente das suas limitações, sejam elas mentais, físicas, intelectuais ou sensoriais. Porque a participação delas no convívio humano
Atividades que marcam a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência em Gravatá:
22/08
– Pré-conferência
8h em Uruçu-Mirim
14h em Mandacaru
23/08
Pré-conferência
8h em Avencas
14h em Russinhas
26/08
– Palestra “Superação e Autonomia”
14h na Escola Amenayde Farias do Rego Barros
27/08
Pré-conferência da Zona Urbana
14h no CAIC
28/08
Palestra sobre transtorno global do desenvolvimento
14h no CAIC.
Publicidade