Quando o assunto é saúde, a Prefeitura de Gravatá investe para prestar bons serviços.
E as boas sementes plantadas pela prefeitura através da Secretaria de Saúde na divulgação do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo – tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), no último sábado (19), rendeu boa colheita com a imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos nas unidades da Praça da Matriz. Posto 1, Ricardo Valmir (Alpes Suíço) e CAIC.
Além da importante conquista, a primeira fase da campanha contra o sarampo vai até o dia 25 de outubro. E a segunda fase, programada para iniciar no dia 18 de novembro, terá como foco pessoas de 20 a 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação.
Segundo a Coordenadora da Atenção Básica de Gravatá, Cláudia Lins: – “As campanhas de vacinação, conscientização, e atendimento nas unidades de saúde e USF (Unidade de Saúde da Família) continua. A vacina da Campanha Nacional é de emergência, e não substitui a dose oficial contra o sarampo”.
O vírus do sarampo é contagioso e transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas da doença são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.
A doença pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para o óbito. A vacina é a única maneira de prevenção.
A prevenção do sarampo, feita por vacinação é fundamental, pois não existe tratamento para a doença.
Previna-se! Fique atenta (o) as campanhas e cuide da sua saúde!
Publicidade