Notícias

Enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus as fogueiras e fogos de artifício estão proibidos

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) recomendou a proibição de fogueiras e fogos de artifício no período junino, e o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto acatou a recomendação, proibindo em todo território municipal a comercialização e soltura de fogos.

E as amadas e inesquecíveis festas juninas, a tradicional fogueira e queima de fogos, estão temporariamente proibidas por comprometerem a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia, elevando os riscos de problemas respiratórios e de acidentes, agravando a superlotação da rede hospitalar.

Mas isso não quer dizer que as festas juninas não vão acontecer. Elas vão acontecer, só que de uma forma diferente. Tudo bem que não é a mesma coisa, mas não deixa de ser afago, carinho, e respeito pela sua vida e a do outro.

As festas juninas serão comemoradas e reproduzidas de forma adaptada aos novos tempos. Haverá shows, danças de quadrilha virtual, brincadeiras para fazer em casa e, até serviço de delivery.

Para a promotora de Justiça, Dra. Fernanda Nóbrega: “Essa medida é excepcional e será para este período, em que é de grande importância o controle e monitoramento do vírus no estado. As medidas de prevenção foram alinhadas com os órgãos competentes. A fumaça é muito nociva para as pessoas que já tiveram a doença, as que estão com a doença e para as pessoas que tem problemas respiratórios e alergias que poderão ter seu quadro de saúde agravado, buscando em maior número a rede hospitalar do município ou da capital, superlotando a rede hospitais e leitos de emergência ou de UTI”.

“O Ministério Público de Gravatá está atento e não hesitará em tomar medidas legais e necessárias para que sejam cumpridas as recomendações do MPPE. Contamos com a colaboração da população e dos turistas moradores de segunda residência em Gravatá que vão aproveitar as festas juninas em casa, sem fogueiras e sem fogos, porém com muita animação e saúde”, disse a promotora Fernanda Nóbrega.

Está PROIBIDO o acendimento de fogueiras, a queima de fogos e comercialização de fogos de artifício em todo território do município de Gravata.

Medidas enérgicas no exercício do poder-dever serão tonadas, para que as recomendações do Ministério Público de Pernambuco sejam cumpridas.

O prefeito Joaquim Neto conta com a colaboração de toda população e moradores de segunda residência, e chama a atenção para o fato de que o hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, esta viabilizado com atendimento e equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, e para pacientes da covid-19 que precisem de medidas rigorosas de isolamento. E a conscientização de todos para preservação da sua saúde, intensificando os cuidados e cumprimentos das regras e medidas impostas nesse tempo pela pandemia da covid-19


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *