A borracha da geladeira é uma peça fundamental para vedar o eletrodoméstico, e funciona como amortecedor na hora de fechar a porta, além de agir como um ímã para impedir a perda do ar frio.
Apesar de ser uma parte mais ‘escondida’, a borracha acumula muita sujeira que causa mau cheiro e proliferação de bactérias e precisa ser limpa junto com a geladeira regularmente.
Para limpar a borracha da geladeira, usar uma solução de detergente com água morna e secá-la bem é muito eficiente. Se essa limpeza for feita regularmente.
Você também pode contar com truques de limpeza para possíveis manchas de bolor e algumas sujeiras mais encardidas. Confira 3 passos básicos para a limpeza da borracha da geladeira.
1. Comece limpando a borracha com detergente e água morna
Uma mistura simples de detergente com água morna é o suficiente para manter a limpeza da borracha em dia. Caso
essa limpeza seja feita regularmente. Mas para fazer isso, primeiro você deve verificar se a borracha pode ser removida do eletrodoméstico. Caso possa, passe a mistura por toda a sua extensão com uma esponja ou uma escova de cerdas macias, esfregue bem e deixe agir por alguns minutos. Se você não conseguir removê-la, limpe apenas a parte visível. Por fim, seque a borracha com um pano seco e limpo para retirar o resquício de sabão.
Obs.: É muito importante que a borracha esteja completamente seca antes de colocá-la novamente na geladeira. Afinal, a umidade pode tornar a superfície mais suscetível ao aparecimento de mofos, fungos e manchas de bolor.
2. Apareceram algumas manchas de bolor? Use vinagre e bicarbonato de sódio
Se a borracha da geladeira estiver com manchas de bolor ou sujeiras mais encardidas, o ideal é apostar em uma solução um pouco mais eficiente. Para isso, coloque 1 xícara de vinagre branco com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um aparelho borrifador, agite bem e aplique sobre os pontos mais críticos, deixando a mistura agir por alguns minutos. Retire tudo com um pano limpo e repita o procedimento caso as manchas não tenham saído por completo.
3. Caso seja necessário, recorra a uma solução de água morna com água sanitária
Algumas pessoas têm o hábito de recorrer a uma solução de água morna com água sanitária para fazer uma limpeza pesada na borracha da geladeira e tirar qualquer resquício de mofo ou bolor com maior facilidade. No entanto, vale lembrar que a água sanitária é um produto altamente corrosivo e pode acabar danificando o material a longo prazo. Nessa dica, ela serve apenas como uma alternativa mais rápida e prática para limpar a borracha da geladeira, mas não substitui o uso de detergente e água morna no dia a dia ou do vinagre + bicarbonato de sódio nas limpezas mais pesadas.
Para usar a água sanitária, basta misturar 1/2 a 1 de colher (sopa) de água sanitária com 1 litro de água morna e passar por toda a extensão da borracha com a ajuda de um pano multiuso. Esfregue bem as áreas mais afetadas e, com a ajuda de um pano umedecido com água, limpe a borracha novamente para retirar o produto. Para finalizar, seque com um pano seco.
Será que é hora de trocar a borracha da geladeira?
Antes de comprar uma nova, faça um teste para ver se a borracha ainda está vedando regularmente.
Siga os passos abaixo para fazer o teste:
– Feche a porta do refrigerador com uma folha de papel no meio.
– Depois, vá abrindo devagar a porta e, se tiver resistência, a gaxeta (elemento de vedação) está ótima.
– Mas, se a folha sair facilmente e molhada, é porque chegou o momento de fazer a troca!
Outro detalhe importante é ficar de olho para ver se a borracha tem mofo, tá desgastada ou mesmo rasgada.
Na maioria dos refrigeradores, isso leva, em média, 1 ano para acontecer. Mas, o ideal é conferir a cada 3 meses.
Publicidade