Notícias

Aeronave com primeiro lote de vacina contra a Covid chegou a Pernambuco e primeira pessoa foi vacinada


Perpétua do Socorro, primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Pernambuco

Desembarcou na noite da segunda-feira (18), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre – Recife, por volta das 19h30, o primeiro lote com 270 mil doses de vacinas imunizantes da Coronavac/Butantan.

As primeiras doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) à Pernambuco, comtempla a primeira e segunda dose. Sendo a distribuição aos municípios de responsabilidade do estado.

No Recife, está usado como ponto de distribuição e armazenamento o Centro Médico Ermírio de Moraes, em casa Forte, na Zona Norte.

O estado prevê vacinar na primeira fase um grupo de 129.0022 pessoas, que inclui 2.462 pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, 130 pessoas com deficiência institucionalizadas, 26.506 indígenas vivendo em terras indígenas e 99.924 trabalhadores de saúde.

Nesta terça-feira (19), a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é distribuir as doses pelos 184 municípios das 12 Gerências Regionais da Saúde (Geres) em até 24 horas.

É importante lembrar, que para se vacinar, a população deve estar com o CPF ou cartão do SUS. E, para que os municípios possam acompanhar a vacinação, irão ser distribuídos pelo Governo de Pernambuco um “Cartão Vacinal” para registro das doses,

No “Cartão Vacinal”, estarão os dados gerais do paciente, o tipo de vacina que foi aplicada e o lembrete para que seja feita a segunda dose. O que além do controle no sistema de informação, comprova que a pessoa fez a vacina.

Segundo a secretária de Saúde Luciana Albuquerque: “A Prefeitura do Recife já dispõe de toda estrutura disponível para a vacinação prevista para a primeira fase. Tanto nos insumos, como as seringas, como na capacidade de armazenamento e refrigeração”.

“A segunda dose da vacina será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira”.

Os cuidados deverão continuar após a vacinação. A vacina protege da doença, mas não necessariamente do vírus. E mesmo vacinados, ainda precisaremos continuar usando máscara, evitar beijos, abraços e aglomerações, higienizando as mãos com álcool em gel/a 70% e demais medidas sanitárias até que a pandemia esteja controlada. Isso porque, mesmo que você esteja vacinado, pode transmitir o vírus para quem ainda não recebeu imunização.

Levar informação e provocar o maior senso de responsabilidade das pessoas é o objetivo do valeriaevoce. Use máscara, não podemos perder mais vidas. Esse ‘sacrifício’ afeta a vida de todos para o bem. Use máscara, cumpra as medidas sanitária e salve vidas.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *