De acordo com conversas das donas de casa, dificilmente alguma delas, nunca errou a mão no sal, seja para mais, seja para menos. A maioria ainda acha que não tem solução, e acaba desperdiçando boas quantidades de alimento.
No entanto, elas dizem que até mesmo a comida salgada tem solução. E todas as soluções que elas dão são absolutamente simples, com a ajuda da batata, açúcar e vinagre de maça, pão, amido de milho e limão.
ANOTE AS DICAS:
Com a BATATA
Se o molho, o ensopado, e até mesmo o arroz ficarem salgados, não entre em pânico. Uma forma simples de consertar é colocando uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela.
Assim que a batata começar a cozinhar, vai absorver um pouco do sal do preparo, corrigindo o erro.
Com o AÇÚCAR e VINAGRE DE MAÇÃ
Corrija o excesso de sal na comida, adicionando uma mistura de açúcar (1 colher de sopa, em média) e vinagre de maçã (mesma medida) ao preparo.
A quantidade vai depender de quanta comida você precisa corrigir. Qualquer coisa é só acrescentar mais um pouquinho da mistura, ou do próprio sal, caso fique insossa demais.
Com o PÃO
O excesso de sal também pode ser consertado com o pão francês ou qualquer outro que você tiver em casa, especialmente se estiver amanhecido.
É só espalhar um pouco sobre o preparado. O pão vai sugar parte do líquido da panela e absorver o excesso de sal.
Com o AMIDO DE MILHO
Além de engrossar pratos ensopados, o amido de milho diluído na água também ajuda a consertar o excesso de sal da comida.
Embora dependa muito do tamanho da panela, a medida é uma colher de chá de amido de milho dissolvido em mais ou menos 200 ml de água. Daí é só mexer para garantir que a mistura vai dissolver e se misturar completamente ao alimento.
Com o LIMÃO
Além de temperar os alimentos, algumas gotinhas de limão na comida podem salvar o prato com excesso de sal. Basta gotejar um pouquinho de limão. Por exemplo no arroz, você coloca gotinhas de limão, tampa a panela e deixar cozinhando por alguns minutinhos.
Você também pode usar esses segredinhos:
Para tirar o excesso de sal da carne moída
Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída.
Para tirar o excesso de sal do feijão
Para quem não conhece esse truque, saiba que a batata crua ou cozida funciona como uma espécie de “esponja” quando adicionada ao caldo do feijão. Em poucos minutos, ela consegue absorver o excesso de sal do prato e acertar o tempero. Basta tirá-la da panela depois do cozimento ou misturar com o caldo do feijão.
Para tirar o excesso de sal do peixe
Coloque os pedaços de carne/peixe em um recipiente e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas. Depois lavar a carne em água corrente para tirar o excesso de sal e cortar em cubos.
Para tirar o excesso de sal da feijoada
Se antes dela estar pronta você perceber que está salgada demais, tire da panela seus ingredientes a exemplo de carnes, linguiças, bacon, charque, defumados, dentre outros, e lave-os em água corrente ou mesmo fervente por poucos minutos para retirar o excesso de sal.
Publicidade