Os cães e gatos também são afetados pelas mudanças de temperatura e também podem ficar resfriados. Por esta razão, temos que ter alguns cuidados com os pets no frio.
O veterinário da Equilíbrio Pet, Dr. Lucas Silveira, diz que:
“Cuidados básicos evitam problemas sérios na saúde dos pets. E para não só evitar uma gripe, como outras doenças mais graves, alguns cuidados com o pet no frio são essenciais, como: forrar o ambiente em que o cão ou o gato dorme diariamente, manter o local confortável e seco, com cobertores, alimentação saudável, etc”.
“Quanto ao confortável, é uma caminha quentinha, e se necessário, uma roupinha (se o pet gostar, é claro). Lembrando que cachorro é cachorro, porém é essencial evitar a umidade nos locais onde os animais ficam abrigados”.
“E quando falo da alimentação do pet, não falo só no inverno. Mas em todas as épocas do ano, é essencial dar muita atenção à alimentação do seu pet. No frio, a dica é oferecer uma alimentação mais natural (sempre com auxílio e orientação de um médico veterinário). Algumas frutas, legumes e carnes podem ser inseridas no cotidiano do seu peludo. Para entender melhor sobre alimentação natural é imprescindível o acompanhamento de um profissional veterinário. Se optar por ração, a dica é escolher as marcar super premium, que irão garantir a nutrição completa do seu peludo”.
“Agora se o animal ficar fora de casa, o cuidado é maior. Cubra a casinha do seu pet com uma lona para manter o interior da casinha mais aquecido. Forre a casinha com papelão e cobertores, deixe a casinha num lugar onde, caso chova, ele esteja seguro. O ideal é colocar perto de árvores ou embaixo de alguma proteção”.
“Além desses cuidados básicos com seu pet no inverno:
* Evitar a frequência dos banhos. (É liberado dar banho no seu peludo. Sim, pode dar banho tranquilamente, porém, se for dar em casa, prefira dar banho mais pela metade/fim da manhã).
* Evite passeios. (Porém, o passeio é recomendável e essencial mesmo no inverno. Entretanto, o ideal é procurar os horários mais quentinhos do dia para passear. Isso depende da raça. Por exemplo, os huskies/akitas vão AMAR passear no frio. Nenhuma atividade pode substituir o passeio, mas você pode abusar de atividades mentais em dias de chuva, como jogos e brinquedos que distraiam o cachorro).
* Atualize a vacinação do animal. (Todos os animais devem ser vacinados (independente da época do ano), mesmo se forem resgatados já adultos. Para cães, as obrigatórias são: a V8 ou V10 (conhecida como vacina das doenças) e a raiva. A vacina da tosse dos canis não é obrigatória porém é essencial. Para os gatos as obrigatórias são: a V4 e a raiva. Assim como nós, a vacinação é um modo de prevenção para nossos filhos de 4 patas não contraírem doenças).
No inverno os cães estão muito mais suscetíveis à gripe dos cães (que também podem ser por bactéria), então é muito importante cuidar da vacinação do seu cachorro, principalmente se ele tem contato com outros cães.
Se for passear com o seu pet, cuidado com o horário do passeio. Se você já percebeu que o seu cachorro é mais “friorento”, agasalhe-o. Isso depende muito da raça, tem cães que suportam melhor os efeitos do frio – inclusive até gostam ´então vale avaliar o seu cão individualmente.
“Para os cães, a doença que mais ocorre é a tosse, para os gatos, a rinotraqueíte. Ambas são doenças virais que podem passar de um animal para o outro (entre espécies). Tem ainda as doenças alérgicas que ocorrem com bastante frequência nessa época do ano.
Equilíbrio Pet – Clínica Veterinária e Pet Shop
Endereço: Rua Vereador Elias Torres, 49 (Rua da Usina)
Telefone/Whatsapp: (81) 99684.7806
Publicidade