Os gravataenses, de maneira geral, podem contar com o Centro de Testagem de Gravatá para descobrir se está infectado pela Covid-19, de maneira simples.
Os testes de diagnóstico são divididos em dois grupos:
- De diagnóstico, que são feitos com coleta de secreção do nariz, da boca ou, eventualmente, saliva;
- De anticorpos, com amostras de sangue da ponta do dedo ou venoso.
Mas especialistas ressaltam a importância de saber qual teste realizar para ter a resposta que se busca. Então não é um simplesmente vou fazer. É preciso orientação.
Pois, uma pessoa que realiza um teste sorológico, por exemplo, durante a fase aguda da infecção pelo coronavírus, terá um resultado negativo. E a pessoa pode sair espalhando o vírus ao achar que não está infectado. Não foi o exame que “deu errado”, isto ocorre porque a formação dos anticorpos pode levar semanas para ocorrer.
O Centro de Testagem de Gravatá disponibiliza de testes de:
- RT – PCR (Swab- LACEN). – Recomendado para quem teve contato com pacientes positivos e sintomáticos, entre o 3º até o 10° dia de sintomas. Que é o período em que o vírus está se replicando e está presente na região nasofaríngea.
- Sorologia IgM, IgG. São qualitativos, e mostram a presença ou ausência de anticorpos IgM e IgG. E são para pacientes que teve síndrome gripal e apresenta sintomas compatíveis. E está do 11º ao 14ª dia de sintoma.
O teste sorológico rápido, são aqueles com um furo na ponta do dedo, muito comuns em farmácias. E o feito em laboratório, é feito através de coleta de sangue.
** O teste sorológico feito durante a Covid-19 ou poucos dias, certamente terá resultado negativo ou inconclusivo. O ideal, afirmam os especialistas, é esperar cerca de um mês após a cura da síndrome gripal para fazer o exame.
- Swab. O teste rápido, realizado com coleta de cotonete nariz ou garganta, apresenta grande eficácia para detectar a Covid-19, e promove a praticidade do resultado sair em minutos. É recomendado até o 5° dia de sintomas, quando a sensibilidade a quantidade de vírus é maior.
Mesmo tendo realizado o protocolo vacinal, é fundamental continuar seguindo as normas e orientações sanitárias. Quando tomamos a vacina, o corpo produz diferentes tipos de anticorpos, mas nem todo anticorpo produzido tem ação de proteção necessariamente a uma nova infecção, e precisamos de anticorpos que tenham a capacidade de neutralizar a entrada do vírus na célula.
Isso dá muita confusão. Então, é continuar se cuidando, e se prevenindo das variantes que tem maior capacidade de contágio e de driblar as defesas imunológicas já adquiridas.
O “DISK COVID “ está disponível a população de Gravatá pelo telefone (81) 99922-3028, das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira, para agendamento dos testes.
O Centro de Testagem de Gravatá fica na Rua Santo Antônio, 30-A, Prado. Com atendimento de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Publicidade