Notícias

Em Gravatá, os casos de Covid-19 e gripe pelo vírus da Influenza A H3N2 confirmados estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica

As informações obtidas e divulgadas no Informe Epidemiológico Nº 1/2022 – 04/01/2022 Inflenza X Covid-19 , descreve informações que vêm sendo obtidas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá, através de fontes de notificações ambulatoriais, hospitalares e de laboratórios.

E que estão sendo utilizadas para e coordenação de ações emergenciais adequadas para controlar, superar e reduzir os impactos a população gravataense da Influenza A H3N2 e Covid-19.

Em contrapartida, o profissionalismo e comprometimento dos que fazem a saúde, permanecem vacinando a população de Gravatá, com a primeira, segunda e dose de reforço contra a síndrome da Covid-19 e síndrome gripal Influenza, elevando o patamar de imunização do município

Influenza
O vírus influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis. A doença pode evoluir para formas mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e até óbito.

Espaços fechados retêm umidade e calor, fazendo com que vários micro-organismos de transmissão respiratória permaneçam viáveis por mais tempo no ambiente e, com a aglomeração de pessoas, favorecem a transmissão dos mesmos.

É importante, ainda, que objetos de uso pessoal não sejam compartilhados e que as mãos sejam lavadas várias vezes ao dia, com água e sabão, ou higienizadas com álcool gel, pois as superfícies tocadas podem estar contaminadas.

Medidas de prevenção
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;
• Manter os ambientes bem ventilados;
• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
• Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
• Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. O Secretário também advertiu que a Vigilância Epidemiológica do Município está munida com Tamiflu, o medicamento utilizado no tratamento, e que apenas quando o médico suspeitar da doença será receitado ao paciente. Nos casos mais preocupantes, os pacientes são internados para uma melhor avaliação, a critério do médico, de modo a se ter certeza de que se trata de infecção pelo vírus H1N1. Após estabilizado, o paciente pode continuar o tratamento em casa.
JÁ as formas de controlar a transmissão da doença são simples e servem para todos os tipos de gripe. São elas: cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados e, principalmente, sempre lavar as mãos.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *