Notícias

Governo de Pernambuco libera uso de máscaras em locais aberto, mas a Covid-19 continua evoluindo

Na última terça-feira (29.03), o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu novas flexibilizações no Plano de Convivência. E não será mais obrigatório a utilização de máscaras em ambientes abertos, e está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol.

A decisão foi baseada nos recentes dados de saúde do Estado, que registraram, no sábado (26.03), a sétima semana consecutiva de queda nos índices da Covid-19 em Pernambuco. Além dos casos, óbitos e solicitações de vagas em UTI estarem em patamares baixos, o índice de positividade nos exames processados chegou a 0,95%, o menor número desde o início da pandemia.

As novas flexibilizações só foram possíveis com a participação e comprometimento de pernambucanos e pernambucanas. Sendo que permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes.

Porém, é bom ter consciência que mesmo o uso de máscara não sendo mais exigido em ambientes abertos, a Covid-19 continua em evolução. E pode acontecer um repique com o espalhamento da nova variante, que é “prima-irmã da ômicron”, e que exige o uso de máscara em lugares fechados, pois pouco se sabe sobre ela e seu nível de transmissibilidade é perigoso.

Diante disso, foi autorizada uma segunda dose de reforço contra a covid para pessoas idosas, a partir de quatro meses do primeiro reforço.

E assim como acontece com outras variantes, uma infecção com a nova variante ômicron pode ser detectada por meio de um teste rápido ou PCR, mas esses testes não são capazes de distinguir o tipo de variante.

A variante “prima-irmã da ômicron” segue sob investigação, é mais eficiente em infectar pessoas vacinadas, embora pessoas vacinadas tenham menos probabilidade de transmitir o vírus.

ATENÇÃO:

Esta subvariante é um lembrete de que o vírus continua fazendo mal a pessoas não vacinadas, àquelas que não tomaram doses de reforço ou às mais vulneráveis.

O coronavírus ainda é um grande problema de saúde pública e continuará sendo. Se você se ama e ama o próximo SE VACINE, cumpra todas as medidas sanitárias, e use máscara em ambientes fechados.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *