AgendaNotícias

Outubro é mês de CONSCIÊNCIA ROSA

Estamos em pleno Outubro Rosa, o mês da prevenção e cuidados com o “câncer de mama”.

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização servem para alertar, incentivar e prevenir sobre doenças e transtornos. E a cada mês uma cor define a campanha. E ao longo do ano, doenças e tons se repetem em campanhas.

Janeiro Branco

É uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a SAÚDE MENTAL.  

Janeiro Verde-piscina

Criada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ação alerta para a prevenção e a detecção precoce do CÂNCER DE COLO DO ÚTERO, que tem como principal causa o vírus HPV, transmitido durante a relação sexual e no contato direto com pele ou mucosas infectadas.

Janeiro Roxo

A cor roxa para campanhas de alerta para a HANSENÍASE, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele.

Fevereiro Laranja

Campanha de combate à LEUCEMIA (uma doença maligna dos glóbulos brancos) e de conscientização sobre a DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.

Fevereiro Roxo

Foi criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce de três doenças incuráveis: o LÚPUS, a FIBROMIALGIA e o ALZHEIMER. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, com dois principais tipos: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Já a fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica caracterizada pela amplificação da percepção da dor, desregulação da resposta ao estresse e associação a síndromes funcionais.

O Alzheimer, por sua vez, se apresenta como uma demência ou perda de funções cognitivas.

Março Azul-marinho

Mês de prevenção ao CÂNCER COLORRETAL. Também conhecido como câncer de intestino ou de cólon e reto, a doença abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, especificamente nas regiões do cólon, do reto e do ânus. É o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres no país. 

Março Lilás

Busca prevenir o CÂNCER DE COLO DE ÚTERO.

Abril Azul

Mês da conscientização do AUTISMO. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principais características dificuldade de interação social, com linguagem e comportamento repetitivo e restritivo.

Abril Lilás

Destinada ao combate e à prevenção ao CÂNCER DE TESTÍCULO.

Maio Vermelho (1)

Criado para conscientizar sobre a HEPATITE, que é uma doença muitas vezes silenciosa e que causa inflamação no fígado, mas que pode ser combatida com diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Maio Vermelho (2)

Campanha para conscientizar sobre o CÂNCER BUCAL.

Maio Cinza

Visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do CÂNCER CEREBRAL.

Maio Roxo

Mês da DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL, que é uma condição crônica que acomete o trato digestivo e tem como dois principais tipos a colite ulcerativa e a doença de Crohn.

Junho Laranja

Incentiva o diagnóstico precoce de duas doenças preocupantes que têm o sangue como protagonista: a ANEMIA e a LEUCEMIA.

Junho Verde

Mês da conscientização sobre a ESCOLIOSE, que é silenciosa e progressiva, a escoliose é definida como uma deformidade da coluna vertebral. 

Junho Vermelho

Mês da campanha nacional para conscientizar sobre a DOAÇÃO DE SANGUE. 

Junho Preto

Conscientiza sobre os riscos do MELANOMA, um tipo bastante letal de CÂNCER DE PELE. 

Julho Amarelo (1)

Campanha de conscientização sobre as HEPATITES VIRAIS, que são doenças provocadas por vírus que causam a INFLAMAÇÃO DO FÍGADO.

Julho Amarelo (2)

O mês também faz um alerta sobre o CÂNCER NOS OSSOS. 

Julho Verde

Dedica-se a conscientizar sobre o CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO (que incluem os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide). 

Agosto Laranja

Mês de Conscientização sobre a ESCLEROSE MÚLTIPLA, doença autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal.

Agosto Verde-claro

Mês para alertar a população sobre o LINFOMA ou DOENÇA DE HODGKIN. 

Agosto Dourado

Mês de conscientização do Aleitamento Materno no Brasil. A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro”.

Setembro Amarelo

Mês da campanha da PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Setembro Dourado

MÊS que visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do CÂNCER INFANTO-JUVENIL.

Setembro Verde

Mês de sensibilizar a população sobre a DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS)  faz transplantes.

Setembro Vermelho

Concentra as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das DOENÇAS CARDIOVASCULARES, primeira causa de morte no Brasil e no mundo. Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC),  o infarto, a insuficiência cardíaca e a doença arterial periférica. 

Setembro Roxo (1)

A campanha de conscientização à FIBROSE CÍSTICA, também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, causa sintomas como tosse persistente, pneumonia de repetição, suor mais salgado do que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.

Setembro Roxo (2)

É a campanha de conscientização e prevenção ao CÂNCER DE PÂNCREAS, doença difícil de detectar e tem comportamento agressivo, por isso, apresenta alta taxa de mortalidade.

OUTUBRO ROSA

Mundialmente conhecida, a campanha sobre o CÂNCER DE MAMA no mês de outubro, marca ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

E falando em serviços de diagnóstico, a Secretaria de Saúde de Gravatá em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE), através de mamógrafo digital na Unidade de Mamografia Digital – Amigos do Peito, realiza durante o ano campanhas de exames de mamografia para as mulheres gravataenses com sintomas sugestivos de alteração na mama e tempo correto desde a última mamografia. Um procedimento essencial para a detecção precoce do câncer de mama.

Outubro Verde

A campanha com o objetivo de conscientizar sobre a SÍFILIS CONGÊNITA, doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da mãe para o feto ou para o recém-nascido. 


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *