Notícias

Noite de abertura da Ação Cultural “Pernambuco na Luta Contra as Droga” em Gravatá

A noite da quarta-feira (09), na Quadra do Povo – Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, em Gravatá/PE, foi marcada pela união de esforços na luta contra as drogas, com a abertura da Ação Cultural “Pernambuco na Luta Contra as Droga”

A série de eventos com o intuito de promover a conscientização sobre os malefícios das drogas, que está sendo realizado pelo Instituto Asa Branca, conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá, FUNDARPE, SENAI e SEBRAE, em palestras, cursos, oficinas e rodas de saberes. E afirma a importância da união de esforços no combate as drogas. A droga que é uma doença que atinge não apenas o dependente.

Maracatu Sol Brilhante

A noite foi iniciada em grande estilo com o cortejo do “Maracatu Sol Brilhante”, que é um exemplo de movimento da cultura popular de Gravatá envolvendo música, dança e história.

Presidente do Instituto Asa Branca, José Maria, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que estava representando o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, promotor Ivan Viegas Renaux de Andrade, que é titular da 2° Promotoria de Justiça de Gravatá e pastor Josinaldo Soares da Silva, que estava representando o deputado Cleiton Collins,

O evento contou com a presença e participação da primeira-dama, e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que estava representando o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes do presidente do instituto Asa Branca, José Maria, do promotor de justiça de Gravatá, Ivan Viegas Renaux de Andrade, do pastor Josinaldo Soares da Silva, que estava representando o deputado Cleiton Collins, secretário administrativo do Instituro Asa Branca, Fábio Macedo, do diretor de Turismo e Cultura do Instituto Asa Branca, Rildo Feitosa, a assessora de imprensa do evento, Vera Souto Maior, secretários municipais, imprensa, representantes de entidades assistenciais, agentes de segurança pública, participantes da Academia de Letras e Artes de Gravatá, palestrante Netinho da Bahia, convidados e representantes da sociedade.

Promotor de Justiça, Ivan Viegas

Para o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Gravatá, Ivan Viegas a parceria da prefeitura com a iniciativa privada nessa ação que é considerada preventiva e essencial. “Pois a droga hoje representa um mal muito grande na sociedade e é um meio para outras coisas graves, como homicídio, roubo, violência doméstica”.

Viviane Facundes – Primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

A secretária Viviane Facundes afirmou que o poder público municipal tem olhado para a questão com sensibilidade. “É um assunto pertinente, que a gente lida com ele todos os dias e não podemos ficar indiferentes. Precisamos de políticas públicas de qualidade para gerar emprego, renda, combater a miséria, fome e a desigualdade social. Só assim a gente vai ter uma sociedade justa e livre das drogas. Trabalhando com todos esses segmentos e cuidando bem das pessoas a gente consegue diminuir esse índice que ainda é muito alto em nossa sociedade. Aos poucos a gente vai tendo o apoio, o compromisso da gestão que tem um olhar humanizado e com certeza teremos um futuro bem melhor em Gravatá”.

José Maria, presidente do instituto Asa Branca,

José Maria, presidente do instituto Asa Branca, especificou que: “A ideia de fazermos essa ação no agreste, aqui em Gravatá, é primeiro porque a sede do nosso instituto é aqui, e infelizmente Gravatá não se isenta desse mal que é as drogas e no interior porque ele não está livre disso. Tivemos o apoio da prefeitura, especialmente da Secretaria de Assistência Social e Juventude, com Viviane Facundes. Temos uma vasta, que iniciamos com a participação do cantor Netinho falando sobre uma droga que é o anabolizante, vamos ter outras palestras voltadas para o tema, muitas oficinas, cursos em parceria com o SENAI em muitas áreas. Gostaria que a população gravataense e os municípios vizinhos participem do evento. Serão 15 dias de uma manifestação sócio cultural contra esse que considero o mal deste século”.

Palestrante Netinho

A segunda parte na noite de abertura da Ação Cultural “Pernambuco na Luta Contra as Droga”, contou com uma palestra de momentos marcantes do cantor Netinho da Bahia, com o tema POR QUE NÃO USAR ANABOLIZANTES?

Netinho da Bahia

“Os anabolizantes que fizeram parte da sua vida em 2013, e que os sinais dos seus efeitos o fizeram parar no hospital, devido a química presente em seu corpo e mente, o deixando irreconhecível, e no limite entre a vida e a morte.”

“Quase morri. Mas fiquei vivo e comecei a estudar o assunto. Entendo que é necessário que as pessoas comecem a discutir mais esse assunto, porque muitas famílias omitem que tem usuários de drogas prejudicando os filhos”.

“Precisamos aceitar que temos uma doença, esse é o primeiro passo que damos na busca pela autonomia, independência e bem estar. É necessário ter coragem para recomeçar, ter a oportunidade de recuperar a saúde e qualidade de vida. Agradeço a Prefeitura de Gravatá, ao Instituto Asa Branca e isso é muito válido”, disse Netinho.

Participe da Ação Cultural “Pernambuco na Luta Contra as Drogas” até o dia 23 de novembro, a ação cultural, é uma realização do IAB – Instituto Asa Branca, que está oferecendo diversos cursos de qualificação profissional, oficinas artísticas e culturais, palestras e rodas de saberes com convidados renomados e autoridades.

As inscrições para acesso estão sendo feitas através dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social do Município de Gravatá:

CRAS I – Rua do Cruzeiro, 75, Cruzeiro

CRAS II – Rua Auditor Jurandir de Medeiros, S/N, Área Verde

CRAS III – CAIC

CRAS IV – Rua Heleno Joaquim de Santana, 23, Maria Auxiliadora e

E na sede do IAB – INSTITUTO ASA BRANCA.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *