A tarde da segunda (16), no Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa – Posto I, foi marcada por palestra sobre os cuidados com a saúde mental.
A ação alusiva ao Janeiro Branco – mês que reforça a importância dos cuidados com a saúde mental, foi desenvolvida pela Assistente Social do CAPS, Gilvânia, recepcionista do CAPS, Luciana e pelo Coordenador do Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa – Posto I, Junio Vasconcelos.
A palestra promoveu a conscientização de todos que aguardavam atendimento, de que “Cuidar da mente é cuidar bem da vida”. Por isso, é de fundamental importância a prevenção do adoecimento emocional (doenças como a depressão, ansiedade e pânico), algo que gera impactos preocupantes na sociedade.
E falar sobre o assunto é muito necessário, pois potencializa o acolhimento, tratamento e acompanhamento psicossocial de cada pessoa.
As orientações para quem necessita de atendimento em saúde mental é que busquem, primeiramente, o acolhimento na Unidade Básica de Saúde responsável pela sua área de moradia. Após essa etapa, o acolhimento, encaminhamento e agendamento de consultas é realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, onde as pessoas com transtorno mental leve, severo e persistente terão sua cidadania preservada e tratamento agendado.
Publicidade