Coletiva de imprensa na Prefeitura de Gravatá, na qual, o prefeito Joaquim Neto, anunciou o cancelamento dos shows musicais na Festa de Reis 2017.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira 04 de janeiro, na Prefeitura de Gravatá, o prefeito Joaquim Neto, anunciou o cancelamento dos shows musicais na Festa de Reis 2017. E confirmou a importante e tradicional Festa Religiosa, que tem a frente o Pe. João Paulo Gomes.
O prefeito Joaquim Neto informou que:
– “Nos últimos anos, a tradicional Festa de Reis, também chamada de Festa do Comércio, vem sendo realizada apenas pelo padre e pela igreja. O município e o comércio deixaram de fazer seu papel há 08 anos.”.
“Então, chegou a hora de voltarmos a fazer nossa parte. E a prefeitura como uma das maiores interessadas nessa festa. Que apesar de ser uma festa local, é muito importante para o comércio e promoção da cidade, pois atrai muita gente e inicia o calendário anual de eventos”.
“Era minha intenção apesar da crise, apesar de tudo, fazer a Festa de Reis – programação religiosa e programação de shows musicais. E, já estava com a grade de atração toda reservada, com tudo arrumado para ao começarmos a administração em 2017, providenciar o processo licitatório, e apresentar a população, à programação da Festa de Reis 2017”.
“Porém na última segunda-feira (02), como eu já vinha desconfiando, confirmei que na transição, o gestor anterior, não deixou orçamento aprovado, para o pagamento das despesas da festividade de reis, vetou as emendas e vetou todo orçamento. Ele não tinha o direito de fazer isso com o município”.
“Estamos cuidando disso juridicamente. Enquanto, o consultor político da Câmara, o nosso consultor e contadores, estão estudando, buscando uma saída para consertar esse absurdo que o interventor fez. E nós vamos consertar, não de uma hora para outra, mas vamos conseguir. Porque a vida de um município depende do orçamento”.
“O orçamento é prerrogativa da Câmara, não da Prefeitura. Parece simples mais não é. Eu não posso fazer nenhuma despesa nova. Já enviei um ofício para a Câmara de Vereadores, e o presidente vai convocar uma sessão extraordinária, para votação em caráter de urgência da liberação de verba. Porém mesmo sendo votado amanhã (05), ainda tem que sancionar e licitar. E os prazos não serão cumpridos a tempo, para realizar a Festa de Reis”.
“Estava tudo planejado para a Festa de Reis, mas diante essa atitude impensada e irresponsável do antigo gestor. Decidimos cancelar os shows musicais no Pátio de Eventos, e manter a Festa Religiosa, atendendo na íntegra, a solicitação do Pe. João Paulo, feita através de ofício. E o Secretário de Turismo, Romero Brito, e seu Secretário Executivo, Darlan Raphael, vão estar a sua disposição para fazermos uma grande festa da igreja”.
“Lamentavelmente, a cidade perdeu muito por um ato de irresponsabilidade de um homem colocado aqui, pelo governo do estado. Isso não se faz, principalmente com um município sob a tutela do estado.” ·.
Pe. João Paulo disse: – “Não teremos uma programação de shows musicais no Pátio de Eventos. Em compensação a festa tradicional religiosa vai acontecer com bênçãos, quermesse, missas e algumas atrações musicais.”.
“E no domingo a grande festa acontece! Teremos missa às 07h e 09h da manhã. Às 16h, a Procissão com a imagem da padroeira de Gravatá, e às 17h, Missa Solene Campal ao lado da Igreja Matriz. E a festa continua.“
“Mas vamos em frente. Conto com a colaboração e presença de todos para fazermos uma belíssima e grandiosa Festa de Reis Religiosa”. disse Joaquim Neto.
Valéria de Fátima
Publicidade