O projeto cultural “Aqui Tem História”, que nasce fisicamente neste domingo (04), foi concebido a partir da iniciativa bem-sucedida intitulada A História nas Paredes, desenvolvida pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano – IAHGP. Essa inspiração surgiu após o professor Silvio Amorim testemunhar a implementação de um projeto semelhante nas ruas de Lisboa e no interior de Portugal, e decidir adaptá-la para o contexto do Recife.
Em Gravatá, o projeto é coordenado por Lucas Noia, assessor parlamentar e residente da cidade.
Cada painel deste projeto apresenta um texto informativo e detalhado sobre eventos históricos ocorridos naquele local específico ou sobre a vida e obra do(a) homenageado(a), proporcionando aos transeuntes, moradores e turistas uma imersão na história da cidade e nas personalidades quem emprestam seus nomes às ruas onde os painéis estão instalados.
O primeiro painel, de uma série de obras, foi inaugurado no muro do imóvel locado à Farmácia Pague Menos, homenageando Francisco Elias de Vasconcelos Torres. Falecido no ano de 1956, Elias foi um ex-vereador e presidente da Casa Legislativa, que também leva seu nome, como também estudante de Literatura, Filosofia e Direito, tornando-se um gravataense conhecido e muito respeitado.
Feito em azulejos (material vitrificado), o painel foi diagramado e executado por artesão com bastante experiência na área, tendo executado mais de 100 painéis na cidade do Recife. O azulejo passa por forno específico para cerâmica, sendo queimado em 945ºC, podendo ir a esta temperatura por 2 ou mais vezes até seu resultado. O material é resistente a intempéries, tais como: sol, chuva, desbotamento e riscos.
Em suas palavras de enriquecimento da história de Elias Torres e agradecimento pela honrosa homenagem, sr. Roberto Torres disse que: “Elias Torres foi um chefe de família exemplar… E é esta sua família que hoje se junta aos gravataenses para homenageá-lo, apondo esta obra de arte histórica indicativo da rua com seu nome, Rua esta que através dos tempos se transformou em importante polo de desenvolvimento de atividades comerciais e serviços”.
Quem desejar maiores informações sobre o projeto pode contatar Lucas Noia através do telefone (81) 99989.4346
Publicidade