A Igreja do Brasil celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima (1917), e proclamou 2017 como Ano Mariano Nacional.
A Igreja no Brasil promove o Congresso Mariano Diocesano na cidade de Gravatá. Durante três os dias 17. 18 a 19 de fevereiro, representações de todas as forças eclesiais se reunirão para celebrar, refletir, estudar e se formar sobre temas marianos mais atuais e buscando discernir modos de vivenciar o Ano Mariano.
O caminho da reflexão já foi dado por Maria no Evangelho de João: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), expressão que é o coração do evento.
A iniciativa terá também momentos públicos de devoção mariana (caminhadas, procissões, ofício, missa e celebrações) quando o Povo de Deus se unirá aos congressistas para celebrar as alegrias da “Serva do Senhor” (Lc 1,38).
O Congresso contará com a presença de Dom Bernardino Marchiò, bispo de Caruaru e presidente do evento, dos padres João Carlos de Almeida (padre Joãozinho SCJ), e Fábio José de Farias Leite SDB, mestre em Teologia pelo Instituto Marianum (Roma). Além de vários especialistas nas mais diferentes áreas e vindos dos mais diversos lugares, que ajudarão na reflexão e enriquecerão os momentos de estudo.
O Congresso do Ano Mariano, que tem os seguintes objetivos:
- Oferecer pistas para a celebração do Ano Mariano na Diocese;
- Estimular Paróquias, grupos, novas comunidades, pastorais a vivenciarem o Ano Mariano;
- Incentivar e oferecer um formação sobre os temas mariológicos da atualidade;
- Reunir, celebrar e festejar o Ano Mariano como afamilia Diocesana
Programação
Local: Instituto Nossa Senhora de Lourdes
Av. Joaquim Didier, 197 – Centro – Gravatá – PE
SEXTA 17 de fevereiro
18h: Saída das caminhadas simultâneas saindo da Igreja Matriz das Graças com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e da Comunidade Canção Nova com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
19h: Encontro das procissões na Praça Rodolfo de Morais no centro de Gravatá, saudação de Dom Bernardino Marchiò, bispo diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano, acolhida aos congressistas e caminhada em direção à Quadra do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas).
19h30min: Celebração de Abertura presidida por Dom Bernardino Marchió, Bispo Diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano
20h: Palestras de abertura:
“O que significa Ano Mariano Nacional ?”: Pe. Joãozinho, SCJ
“Quais os objetivos de um Congresso Mariano?” – Pe. Fábio José de Farias Leite
21h: Apresentações Culturais
SÁBADO 18 de fevereiro
8h: Acolhida – Credenciamento
9h: Santa Missa
10h: Palestras:
“Lumen Gentium – Cap. VIII – Maria no mistério de Cristo e da Igreja” (Pe. Fábio José de Farias Leite)
“Aparecida – A mensagem para o Brasil a partir das reflexões do Papa à CNBB na JMJ (Pe. Joãozinho, SCJ)
14h: Palestra: Propostas para a Ação evangelizadora no Ano Mariano (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva, coordenador diocesano de pastoral)
14h45min: Distribuição dos congressistas pelas oficinas
15h-17h: Oficinas (Clique aqui para ver as oficinas)
19h: Caminhada Luminosa em direção ao Cruzeiro com meditação do Terço – Consagração da Diocese à Nossa Senhora – Festa do Povo com a animação do Pe. Joãozinho SCJ.
DOMINGO 19 de fevereiro – Encontro Mariano
8h: Oração Mariana – Ofício de Nossa Senhora (com explicação inicial)- Acolhida
9h: Palestras:
“Os Dogmas Marianos” (Pe. Joãozinho, SCJ)
“As devoções marianas e os desvios da espiritualidade mariana” (Pe. Fábio José de Farias Leite )
“Síntese das Propostas para o Ano Mariano na Diocese” (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva)
12h: Missa de Encerramento presidida pelo bispo de Caruaru e presidente do Congresso Mariano e concelebrada pelo clero da Diocese de Caruaru.
E, se você quer colaborar com o Congresso Mariano, independente de ser morador da cidade de Gravatá ou não. Compareça a secretaria da Paróquia de Gravatá, e saiba como.
Participe!!!
Valéria de Fatima
Publicidade