Na manhã de clima ameno e agradável, um forte sol típico da região brilhou especial para os que fazem o Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança -(SERC), receber das mãos do Secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, a habilitação e credenciamento de CER II.
Um “marco histórico” que tem um impacto profundo e duradouro no curso da história do Serviço Estimulação e Reabilitação da Criança.
O Serviço de Estimulação e Reabilitação de Crianças – SERC, vivenciou à frente da sua sede, na manhã de inverno ensolarada do sábado 02 de agosto, o ato de assinatura do documento que reconhece, celebra, qualifica e certifica o curso da sua história do SERC para CER II.

Ser um Centro Especializado em Reabilitação II é ter condições de proporcionar um serviço de saúde de reabilitação em duas modalidades diferentes de deficiência, de acordo com o Ministério da Saúde. Essas modalidades podem incluir deficiência física, intelectual, visual ou auditiva.
O arco de cadeiras diretivas de honra foi composto pela Secretária de Saúde de Gravatá, Viviane Sanjurjo, a primeira-dama e Secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, o Prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o Secretário executivo de Saúde de Pernambuco, Anderson Oliveira, o Superintendente do Ministério da Saúde, Rosano Carvalho, o Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde em Pernambuco, Mozart Sales, o Deputado Estadual Waldemar Borges, o Deputado Federal Renildo Calheiros, Presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá, Léo do Ar, a Presidente do SERC, Ozélia Soares da Silva Santos e a Diretora Executiva do SERC, Maria da Paz.
Diante o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, o Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, Secretário Executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde no Estado de Pernambuco, autoridades, deputados, secretários e executivos de diversas pastas da atual gestão, vereadores, representantes da instituição, pais e público presente. A diretora do SERC, Maria da Paz compartilhou que:
“Após uma longa trajetória de dedicação e compromisso com a reabilitação de pessoas com deficiência, o SERC conquistou, reconhecimento oficial como Centro Especializado em Reabilitação – CER tipo II, Física e Intelectual, passando a integrar a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS. Essa mudança representa um avanço significativo no fortalecimento e ampliação do atendimento, fruto de uma luta coletiva de mais de uma década.
É com o coração cheio de gratidão e emoção que estamos reunidos hoje para celebrar uma conquista que não foi construída de um dia para o outro. Esta é uma vitória que carrega o suor, a dedicação e, principalmente, a esperança de muitas mãos e corações.
Hoje, ao olharmos para essa conquista tão esperada e necessária e não podemos deixar de relembrar os caminhos que nos trouxeram até aqui. Foram dez anos de luta, de reuniões, de negativas, de reinícios. Dez anos de persistência, de acreditar, mesmo quando tudo parecia difícil demais.

E, entre tantas pessoas importantes nessa caminhada, uma em especial precisa ser lembrada com carinho, respeito e honra: nossa eterna diretora Maria das Dores, in memoriam. Uma mulher firme, corajosa, que sonhou este sonho antes de muitos o entenderem, nosso reconhecimento e gratidão.
Nossos agradecimentos
A todos que colaboraram, que não desistiram, que mantiveram esse sonho aceso, mesmo diante dos obstáculos: o nosso muito obrigado.
Impossível seria citar todos os nomes que estiveram de mãos dadas conosco nessa caminhada, aqui reconhecemos a importância do Superintendente do Ministério da Saúde de Pernambuco, Rosano Freire Carvalho, do Deputado Federal Renildo Calheiros, da Ministra Luciana Santos, do Deputado Estadual Waldemar Borges que, esteve junto conosco nesses dez anos, em todas as etapas do processo, na linha de frente abrindo as portas do Ministério da Saúde, do Governo Federal, nos acompanhando nessa luta com quem celebramos essa conquista. Ao prefeito Joselito Gomes, pelo empenho e acolhida dessa imensurável conquista, assumindo o compromisso firmado com nossa então diretora Maria das Dores e realizando a pactuação da habilitação.
Pra finalizar agradecemos a toda equipe, beneficiários e famílias, essa conquista é de todos nós.
Maria das Dores, seu sonho segue firme!
Muito obrigada !”
Uma apresentação contagiante do Grupo de Dança do SERC, com a coreografia do professor Wanderson José. Que além de socializar as crianças com deficiência através da dança, rompe a ideia de que a criança com deficiência é incapaz.
A certificação do SERC é uma conquista que fortalece o trabalho, a eficiência, a qualificação das equipes, o compromisso e o foco no cuidado com as crianças.
O secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales, explicou que: “O SERC ter essa certificação de CER II é importantíssimo. Ela é uma instituição que tem uma trajetória, um reconhecimento, uma luta de anos com Maria das Dores e as que continuam aqui, a exemplo de Maria da Paz, Ozélia, todo o grupo aqui da gestão do SERC, além dos profissionais de saúde de mais variadas especialidades, as mães dos pacientes, os pacientes e claro, a união de todos aqui do poder público, municipal, estadual, a nível federal, a sensibilidade da gente de poder estar aqui em Gravatá hoje no sábado de manhã. Estamos aqui para reconhecer tudo que vem sendo feito, que vai ser feito ainda melhor com o SERC de Gravatá”.
“Isso é possível por causa do programa Agora tem Especialista, do presidente Lula, que está com o Ministro Padilha realizando a expansão da oferta de serviços especializados em todo o país e, entre eles, os serviços de atenção à pessoa com deficiência junto com cirurgias, consultas, procedimento, diagnóstico câncer, ortopedia, cirurgia geral, vascular e vários outros procedimentos. A gente está agora, enquanto o Ministério da Saúde e o governo do presidente Lula, podendo dar as mãos definitivamente aqui ao CER II para garantir o financiamento perene e que só vai aumentar para o resto da vida dessa instituição. A gente espera que sejam muitos anos cuidando daqueles que principalmente precisam e é claro que vão ter uma grande assistência aqui”.
Para o prefeito Joselito Gomes, “Quem conhece o SERC em Gravatá, a entidade que existe há quase quatro décadas, sabe da necessidade e da urgência para quem tem sua criança, seu adolescente necessitando de um acolhimento, de um atendimento, um acompanhamento especializado, sabe melhor ainda das dores juntamente com tantas outras pessoas, quanta correria, quanta luta, conseguindo avanços, em outros momentos o recuo. Em 2021, quando assumi o mandato, o SERC estava numa situação praticamente de fechamento e claro que isso de forma alguma poderia acontecer. Então, através da Secretaria de Saúde do município, chegamos juntos, outras pessoas em relação também ao Governo do Estado, o Governo Federal e hoje temos, posso dizer, esse momento assim de bênção. Hoje o SERC é oficialmente Centro Especializado de Reabilitação, com a presença do secretário Mozart Sales, esse certificado foi dado ao SERC, garantindo assim a sua manutenção. Não é simplesmente por algum tempo, mas uma manutenção que terá sua continuidade. Um trabalho que já existe e ele será fortalecido. E outra coisa importante, inclusive podendo ser construído um centro da forma adequada para que esse trabalho possa ter sua continuidade. Todo mundo que faz o SERC está de parabéns, especialmente as famílias que são acompanhadas, atendidas, outras mais que estão na fila de espera, mas com certeza estarão saindo dessa espera. Ou seja, um caminho que foi construído através de várias mãos e o resultado aqui está. Graças a Deus, graças a você, Maria das Dores, Teté, toda a equipe do SERC, tantos especialistas e todo o empenho de tantas outras pessoas. Parabéns SERC, parabéns Gravatá!”.
Parabéns aos que estiveram juntos nessa luta de dez anos encontrando caminhos com sabedoria e respeito, pensando na deficiência como uma potencialidade a ser desenvolvida, e não estigmatizada. E finalmente conquistando a habilitação e credenciamento como Centro Especializado em Reabilitação – CER tipo II, Física e Intelectual.
Confira abaixo, fotos do evento.


























































































Publicidade