Na manhã desta segunda-feira (08), em frente a sede da Prefeitura, jovens gravataenses receberam o Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI), e o prefeito Joaquim Neto, foi nomeado presidente da Junta do Serviço Militar de Gravatá.
Após o juramento à bandeira, Joaquim Neto assinou o Compromisso de Posse, no qual se comprometeu a fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar, e foi empossado pelo 1º Ten Edimilson Bernardes Fontoura, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Garanhuns e pelo 2º Ten Josemar Simplicios dos Santos, delegado de Serviço Militar.
Em seguida, participou do ato de patriotismo e cidadania, onde cerca de 200 jovens fizeram o juramento à bandeira, e por excesso de contingente foram dispensados da prestação do serviço militar.
O 1º Ten Edimilson Bernardes Fontoura, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Garanhuns, falou aos jovens sobre o significado desse ato solene, e esclareceu que apesar de terem sidos dispensados, continuam com sua obrigação de prestar tal serviço até o dia 31 de dezembro do ano que completarem 45 anos e poderão ser convocados para receber treinamento militar para atuar em situações de emergência, calamidade pública, guerra, e defesa do território nacional.
O presidente da Junta do Serviço Militar e prefeito de Gravatá Joaquim Neto, parabenizou os jovens presentes por terem cumprido essa obrigação, e disse que essa dispensa deve ser encarada como privilégio e investimento para a vida.
Realizado o juramento, entoado o Hino Nacional, havido já a fala das autoridades inscritas, seguiu-se a entrega dos Certificados de Dispensa da Incorporação.
Os jovens dispensados que não compareceram à solenidade deverão fazer-se presente com brevidade no posto da Junta Militar de Gravatá, instalado no prédio da Prefeitura, à Rua João Pessoa, nº170, no horário das 7 às 13 horas.
Valéria de Fátima
Publicidade