Mesmo em período de quarentena, devido à pandemia e cuidados com o Covid-19, a vacinação contra a febre aftosa é essencial e indispensável.
E até o dia 30 de junho, o rebanho de bovinos e bubalinos de todas as idades deve ser imunizado. A febre aftosa é uma doença contagiosa, que emagrece, desenvolve aftas, lesões nos cascos, e seus efeitos severos podem ocasionar até a morte do animal.
Quando a doença é diagnosticada, muitas vezes a perda não é só de um animal, mas de um rebanho inteiro. O vírus da febre pode ser transmitido através da baba do animal infectado, é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal, no pasto, na farinha de ossos e no couro.
A doença também pode ser transmitida através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.
Os primeiros sintomas que surgem no animal são febre alta e perda do apetite, seguidos de aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente por feridas nos cascos ou nos úberes. O animal baba muito, contaminando todo o ambiente e tem grande dificuldade para se alimentar e para se locomover, em razão das feridas nos cascos. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicados.
O tratamento dessa doença é feito sob a orientação de um veterinário, e com a total desinfecção do local, fervura ou pasteurização do leite destinado ao consumo humano ou de outros animais e tratamento com medicação nas feridas dos animais.
Cuide da saúde do seu rebanho, e previna essa doença com a vacina obrigatória a todos os criadores de animais, de forma que as recomendações do fabricante com relação à dosagem, prazo de validade, modos de conservação, entre outros, sejam obedecidas.
Participe da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, adquira a vacina na Clínica de Cavalos (estabelecimento credenciado pelo órgão de defesa sanitária animal), e saiba dos cuidados necessários na hora da aplicação.
Clínica de Cavalos
Avenida Cícero Batista de Oliveira, 2350
BR 232 – Via local sentido Caruaru – Gravatá
Tel: 3533-0643 Whatsapp: 9.9976-6421
Horário de atendimento:
07h:30 às 17h
Publicidade