No mundo globalizado e em pleno século 21, a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, vivenciou numa tarde de trabalho como Gari, uma questão imutável: o preconceito e a desvalorização da sociedade ao trabalho do gari.
Os garis são seres humanos dignos e essenciais ao mundo. Que trabalham todos os dias nas ruas, faça chuva ou faça sol, eles são fundamentais para cuidar da saúde do Meio Ambiente.
Para Viviane Facundes: “A experiência que eu tive, é uma experiência dada por Deus. …, … Ser gari não é ser qualquer coisa, ser gari é ser gente, é trabalhar de forma digna. Merece respeito, nossa atenção, nossa admiração, nossa solidariedade e o nosso compromisso é com as pessoas”.
Ela ainda destaca a importância de valorizar as pessoas: “Ser gari não é ser qualquer coisa! Ser gari é ser gente. Merece respeito e dignidade! A todos, quero que recebam meu carinho, o meu respeito, e a minha admiração. Na verdade, eu não quero aparecer porque passei uma tarde sendo gari, eu não sou gari e todos sabem. Mas eu quis sentir na pele o que eles passam no dia a dia, como eles são tratados”, explicou Viviane Facundes.
O gari realiza um trabalho social de extrema importância, uma vez que contribuem para o asseio das ruas, o combate às pragas urbanas, que aumentariam sem a coleta dos resíduos e a manutenção da limpeza.
Todo trabalhador, independentemente do serviço que executa, merece ser respeitado como pessoa e como profissional, visto que, fazemos parte de um sistema no qual dependemos uns dos outros de forma direta ou indireta para a sobrevivência neste mundo hostil.
Respeito pelos garis
Valorize os trabalhadores da limpeza urbana e zelem pela segurança deles. Começando pela forma de embalar os resíduos. “Cacos de vidro, latas e agulhas são os grandes vilões dos coletores”.
Uma forma da população colaborar com o trabalho do gari é separar o lixo de forma correta e evitar jogar lixo no chão, usar as lixeiras e ficar atenta ao horário de coleta de lixo.
Se os garis acabaram de limpar a rua, respeitem, não jogue papel ou outras coisas no chão. E procure saber do horário que o caminhão do lixo passa recolhendo o lixo na sua rua, e coloque o lixo para fora.
Não coloque lixo na calçada após o carro do lixo passar, esse lixo vai ficar exposto ao risco de ser espalhado por pessoas ou animais, já que o caminhão só vai passar de novo no outro dia. Faça sua parte!!!
Parabéns, Garis!!!
Vocês não são médicos, mas nos protegem e ajudam a cuidar da nossa saúde. E merecem a homenagem e respeito de todos!
Publicidade