A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de um kit com fardamento para os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias do município. Cerca de 200 profissionais receberam os itens no auditório da Secretaria de Educação, nesta terça-feira (03).
O kit é composto por uma mochila, camisa com proteção UV, chapéu, calça e sapatos. Ednalva Maria é agente comunitária de saúde há 20 anos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lagoa do Fernando e falou sobre a importância de os profissionais estarem identificados durante o trabalho.
“Ter o equipamento correto ajuda na nossa proteção e também na identificação. A partir do momento em que eu saio fardada, todas as comunidades vão me reconhecer e isso é uma peça chave no nosso trabalho. É satisfatório quando saímos fardados de casa pra trabalhar. Nós, agentes comunitários de saúde, trabalhamos com prevenção, levando informação até a casa das pessoas. Quando eu levo informação pra quem está em casa, eu vejo as pessoas agindo com mais responsabilidade e essa é a importância do nosso ofício”, pontuou.
Outra agente comunitária de saúde que disse estar satisfeita com a entrega do kit foi Maria Andresa, atuante na área há dez anos.
“O kit é um bom incentivo pra continuarmos trabalhando e é muito gratificante receber esse material, tanto para a nossa proteção, quanto para a nossa identificação. A gente conhece a população das áreas em que atuamos, mas quando têm pessoas novas, precisamos nos apresentar com o fardamento”, disse.
Os agentes comunitários de saúde realizam atividades a fim de promover e divulgar os serviços de saúde pública junto à população, através de visitas aos lares. Entre as funções deste profissional, está o acompanhamento de grávidas, idosos, lactantes, crianças, adolescentes e pessoas com transtornos psíquicos. Já os agentes de endemias fazem vistorias em depósitos, terrenos baldios e recipientes que possibilitem a reprodução de insetos transmissores de doenças, com o intuito de prevenir possíveis endemias.
Publicidade