Em comemoração ao dia 7 de setembro de 2022, quarta-feira (7), data marcada pelo Bicentenário da Independência do Brasil, foi realizada pela Prefeitura de Gravatá a tradicional solenidade de hasteamento do pavilhão nacional, no dispositivo das bandeiras na Praça Rodolfo de Moraes, em frente ao Paço Municipal.
Em torno das 8h00 da manhã, a centenária Banda XV de Novembro executou os Hino Nacional, de Pernambuco e Gravatá, e foi acompanhada por autoridades e representantes presentes de entidades, escolas municipais, estaduais e particulares, quando respectivamente, as bandeiras do Brasil, Estado e Município foram hasteadas.
Confira o discurso do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, que homenageou o Bicentenário da Independência, traçando uma linha do tempo. E recontou fatos históricos que culminaram na Independência do Brasil e registrou as desigualdades sociais que existem no país.
“Hoje, 7 de setembro, comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil. São duzentos anos de uma independência que não aconteceu de repente, mas foi fruto de conflitos armados antes e depois do 7 de setembro.
Não vamos recontar os fatos, nem destacar nomes. São coisas já sabidas. O que precisamos fazer é encontrar nesses fatos, lições para construirmos o Brasil do futuro.
Faz-se necessário retirar da nossa história, ensinamentos que possam ser úteis aos brasileiros de hoje”.
(Confira a íntegra do discurso clicando aqui)
Após a cerimônia de hasteamento, o prefeito Joselito Gomes recebeu das mãos de Roberto Torres, filho do poeta, advogado e ex-vereador do município, que dá nome à Câmara Municipal e a uma rua do município, Elias Torres, a letra, a partitura e o CD com o hino do Bloco Mocidade em Folia. Com letra de Elias Torres e música do maestro Manoel Bombardino, o hino, composto há 85 anos, que será apreciado pelo Conselho Municipal de Cultura, com proposta de reconhecimento para se tornar patrimônio cultural de Gravatá
Confira em “Cerimônias da manhã de 7 de setembro” e confira fotos.
A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, destacou o tema deste ano. “Estamos comemorando nossa volta, depois de dois anos de pandemia, dois anos de expectativa, os alunos o tempo todo perguntando se teria desfile, e estamos esse ano com toda energia. Usamos o tema da Campanha da Fraternidade 2022 da CNBB: “Fala com sabedoria, ensina com amor, pois é com esse amor que nós, profissionais da educação, estamos mostrando às pessoas de Gravatá o carinho especial que a gente tem com todos, para que as pessoas voltem a ter o prazer de assistir esse momento, que para a comunidade e para a sociedade é uma festa e elas sempre esperam por isso durante todo o ano. Prazer muito grande colocar esse desfile na rua esse ano”.
E, no período da tarde, do dia que celebrou os 200 anos da independência do Brasil de Portugal, o público teve a oportunidade de reviver o sentimento de amor e pertencimento a Pátria, acompanhando o desfile cívico da Rua João Pessoa, passando pela Cleto Campelo com dispersão na Rua Rui Barbosa, no centro.
Em espaços do percurso do desfile, foram montadas arquibancadas e o Camarote da Acessibilidade, coordenado pela equipe do Centro de Inclusão de Gravatá (CIG), com acesso limitado a PCD (Pessoas com Deficiência), e um acompanhante.
O desfile no Dia da Independência do Brasil em Gravatá, contou com a participação de bandas convidadas de outros municípios, como Recife, Bezerros e Chã Grande, e da primeira banda municipal.
Clique em “Desfile do 7 de Setembro de Gravatá com o tema: Fraternidade e Educação “Fala com sabedoria, ensina com amor” e confira fotos da tarde do 7 de setembro.
Publicidade