Notícias

Coronavírus: vale a pena ter um OXÍMETRO em casa? Afinal o que é isso?

Você já pensou em se proteger e proteger sua família, e ter em casa esse aparelho portátil achando que ele identifica a hora certa de correr para um hospital durante a pandemia? Calma, a realidade não é exatamente assim.

O oxímetro é um prendedor que é colocado em um dos dedos da mão, e afere o nível de oxigênio no sangue do usuário. E esse é o motivo que tem chamado tanta atenção. Afinal de contas a falta de ar, que gera menos oxigenação no sangue.  É um dos sintomas mais importantes dos casos mais graves da Covid-19.

Porém, quando um oxímetro mostra o nível de saturação de oxigênio no sangue de um paciente, ele analisa uma série de fatores do paciente. Se o paciente usar esmalte escuro pode atrapalhar a leitura, se o paciente estiver coma mão estiver gelada atrapalha a leitura, e se o paciente tem doença crônica à leitura deve ser interpretada levando em consideração os riscos que a doença proporciona, além de outros se. Ou seja, só um profissional da saúde sabe atentar para uma possível variabilidade e falta de dados de acordo com a qualidade do aparelho.

Oxímetro x Covic-19

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, NÃO recomenda o uso irrestrito do oxímetro domiciliar. Para monitorar a saturação de oxigênio do paciente que está em isolamento domiciliar e em acompanhamento, a decisão de usar ou não o oxímetro é do médico.

O oxímetro não diagnostica ninguém com Covid-19, além disso, a queda de oxigenação, quando acontece, não abrange a maioria dos casos, só a partir do sexto ou sétimo dia. E nesse período outros sintomas como febre e dor no corpo, já devem ser notados. OU seja, a quantidade de oxigenação no sangue não pode ser o único critério adotado para a avaliação dos casos.

A oxímetria é apenas um dos parâmetros para decidir ou não pela internação de um paciente. Um oxímetro, independente da Covid-19, pode ser útil em algumas situações, mas só um profissional da saúde sabe mensurar sua leitura.

Então pense bem antes de comprar um oxímetro como medida preventiva para detectar casos de Covid-19, além de não ser necessário, pode levar a erros e causar pânico de forma desnecessária.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *