A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã da terça-feira (30) o evento de encerramento das atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida.
Profissionais da Saúde, de outras secretarias municipais, dos CAPS II e CAPS AD, além de usuários e sociedade civil. Saíram em caminhada do CAPS AD à Rua Izaltino Poggi e do CAPS II à Rua Lourenço Correia de Mel, com camisas amarelas, faixas, cartazes e muito entusiasmo por ruas até à Praça da Matriz. Para reforçar a mensagem de que a atenção à saúde mental deve ser contínua.


Fotos: SECOM Gravatá
A caminhada foi o ato que trabalhou o tema “Não julgue, ajude”, que teve realização e apoio da Secretaria de Saúde, dos CAPS II e CAPS AD, da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa, da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal e DMGTTRANS.
Após a chegada na Praça da Matriz foram promovidas diversas atividades com foco na promoção da saúde mental e no incentivo à busca por apoio emocional. E serviços de vacinação, teste de glicemia e hipertensão com acompanhamento do médico, e assistência com o Odontomóvel.
A ação alusiva ao Setembro Amarelo, durante todo o mês, teve como objetivo promover a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental. A iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Gravatá, buscou incentivar o autocuidado e prevenir o sofrimento psíquico da população.
Foram rodas de conversa sobre o tema, que reforçou a importância de reconhecer sinais de sofrimento emocional ou pensamentos suicidas e de saber como e onde buscar ajuda.

Para a secretária de Saúde Municipal, Viviane Sanjurjo, “o apoio da gestão à saúde tem sido fundamental para articular políticas públicas intersetoriais, integrando assistência e saúde. Para tratar a violência estrutural, o abandono e a falta de perspectivas das feridas invisíveis que agravam o sofrimento psíquico”.
“Estamos encerrando com chave de ouro as atividades que foram do mês do Setembro Amarelo em combate ao suicídio, para que as pessoas se conscientizem para ajudar, a não julgar, para as pessoas que tenham respeito emocional com o outro. A fala também é importante, a escuta é importante, mas a gente precisa ter essas ações ampliadas para os demais serviços”.
“E apesar do Setembro Amarelo 2025 ter chegado ao fim, temos o CAPS II e o CAPS AD que é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, que estão de portas abertas a campanha de prevenção e acolhimento durante todo o ano, oferecendo suporte, escuta qualificada e tratamento à população, concluiu Viviane Sanjurjo”.
Em Gravatá, a ajuda pode ser encontrada nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Unidades Básicas de Saúde do bairro (UBS), Posto 1, UPA Gravatá, SAMU 192 e o Centro de Valorização da Vida no número 188.
Publicidade