A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social e Juventude realizou na terça-feira (06), no Hotel Porto da Serra, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com mais de 150 participantes, e discutiu calorosamente acerca do tema central: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”.
Que usufruindo das suas competências, avaliou diretrizes, prioridades e à consolidação da assistência social, definiu propostas na garantia de direitos para a defesa do patamar já atingido e continuidade dos avanços permanentes para o exercício do controle social. E definiu Delegados para defender as propostas do município na Conferência Regional de Assistência Social do Agreste Central e Agreste Setentrional.
Autoridades presentes na cerimônia de abertura
Para o Prefeito Joaquim Neto: – “Este é um espaço privilegiado, que estava abandonado no município, para a construção da democracia, através de debates onde a nossa realidade propõe mudanças e novas ações”.
“Para Assistência Social, é primordial ouvir e conhecer as demandas da população, para garantir os avanços das políticas públicas”.
Para refletir sobre o tema central da Conferência, apresentações culturais propuseram mudanças e impactaram a tomada de decisões e avanços.
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josenildo Sales
Antes da Palestra Magna e início dos trabalhos, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josenildo Sales, realizou a leitura do Regimento Interno, o qual foi aprovado por unanimidade.
Consultor da Secretaria de Assistência Social de Gravatá, Tiago Soares
O evento contou com a presença de autoridades, profissionais, gestores, prestadores de serviços e convidados, que contou com presença e Palestra Magna de Tiago Soares, sobre: “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, destacando a importância de definir soluções, prioridades e propostas, para fortalecer as ações e garantir direitos para o município.
Em seguida, a Conferência teve o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar princípios, reduzindo desigualdades sociais e territoriais. Sendo formados grupos de trabalho para num processo de diálogo e democratização, discutirem e formar propostas sobre as linhas gerais do evento em três eixos temáticos:
I – Assistência Social: Direito do povo;
II – Financiamento Público;
III – SUAS com participação Social
Durante a tarde, os grupos através do exercício de cidadania, realizaram mudanças, propuseram novas ações e definiram as propostas de deliberação para o próprio município, para o estado e para União.
Em seguida as propostas de deliberação construídas pelos grupos foram apreciadas e votadas na Plenária Final pelos Delegados, devidamente credenciados na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Gravatá, para serem encaminhadas para a sistematização estadual.
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josenildo Sales, Secretária de Assistência Social e Juventude, Ana Lourdes Soares de Andrade e Secretário Executivo de Assistência Social e Juventude, Severino Fernando da Rocha Júnior
Ao final da tarde foram definidos e eleitos os Delegados que representarão Gravatá na Conferência Regional de Assistência Social do Agreste Central e Agreste Setentrional, e levarão consigo a relatório final do documento com as propostas definidas na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Gravatá.
Publicidade