A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, realizou a 11ª Conferência Municipal de Saúde com o Tema Central “Gravatá Garantindo Direitos e Defendendo o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”,
A Conferência de Saúde é um evento de grande importância para a promoção da saúde e do bem-estar de todos. E aconteceu após a realização de Pré-Conferências, que num espaço democrático com participação da população, expôs demandas e sugestões, discutiu, avaliou e elaborar o Plano Municipal de Saúde. Que serão abordadas na elaboração do Plano Estadual e Nacional de Saúde, e assim, impulsionar o SUS, fortalecer o município, elaborar propostas Regionais/Macrorregionais e Estaduais para o fortalecimento das ações em saúde enfatizando tudo o que envolve melhorias no quesito saúde.
O evento ocorreu na tarde da terça-feira (11), no auditório da Secretaria de Educação, e contou com a presença na mesa de abertura do secretário de Saúde, Anderson Oliveira, que representou o prefeito Joselito Gomes, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Urbano, secretário de Controle Urbano, Vital Medeiros, do diretor de trânsito, Agostinho Santos, da secretária executiva da Mulher, Gleizy Gueiros, do secretário executivo de Administração, Paulo Costa, da secretária de Saúde do Governo do Estado, Zilda Cavalcanti, do diretor da gestão de participação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, Rennan Freitas, da enfermeira Vanice Magalhães, os vereadores Leandro do Transporte Alternativo, Neném de Uruçu.
A conferência foi dividida em três momentos. No primeiro momento ressaltada a importância da 11ª Conferência Municipal de Saúde, o que queremos do SUS para que ele atenda a necessidade da população.
O representante do prefeito Joselito Gomes e secretário de Saúde, Anderson Oliveira, falou da iniciativa da gestão municipal em realizar a conferência: “Estamos aqui reunidos buscando propostas e soluções para fortalecer cada vez mais o sistema municipal de saúde. Vale salientar que a Prefeitura de Gravatá vem investindo acima do limite prudencial necessário de acordo com a Lei Complementar 141 e investindo um valor acima do que é solicitado pela Lei, fortalecendo cada vez mais o serviço de saúde do município”.
No segundo momento, o palestrante Renan Freitas, diretor da gestão de participação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, abordou e explanou sobre as prioridades do tema da conferência.
Em seguida, grupos de trabalhos foram formados pelo secretário executivo, Leonardo Lima e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Urbano para discutir e elaborar propostas de acordo com cada eixo temático definido nas Pré-Conferências de Saúde realizadas em abril. A 11ª Conferência Municipal de Saúde teve o intuito de escolher uma proposta de cada um dos oito eixos temáticos, votação e eleição de 16 delegados (8 usuários, 4 trabalhadores, 4 gestores) para a Etapa Macrorregional e, durante as Etapas Macrorregionais. Também serão eleitos delegados (as), por Região de Saúde, para 10ª Conferência Estadual de Saúde e pré-delegados (as) para 17ª Conferência Nacional de Saúde. A Etapa Macrorregional será nos dias 08 e 09 de maio de 2023, a Etapa Estadual, 22 a 25 de maio de 2023 e a Etapa Nacional: 2 a 5 de julho de 2023.
Confira quem esteve presente na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá, clicando em “Gravatá garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”
Publicidade