Na noite da quarta-feira (12), o prefeito de Gravatá Joselito Gomes, convocou reunião de emergência na Prefeitura. E junto a representantes do Conselho Tutelar, COMDICA, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil de Pernambuco, Polícia Militar de Pernambuco e Procuradoria Municipal, discutiu sobre a escalada de ações na prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. E definiu protocolos para reforçar a segurança nas escolas, coibir atos de violência e tranquilizar a sociedade.
E na quinta-feira (13), a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Segurança e Defesa Civil e Educação, junto aos Órgãos de Seguranças como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar de Pernambuco e Polícia Civil de Pernambuco, reuniu diretores das escolas municipais, estaduais e privadas do município de Gravatá e Chã Grande, para definir medidas e preparar a comunidade escolar para coibir de forma efetiva atos no ambiente escolar.
Quando se trata de segurança na escola deve-se levar em consideração não só o ambiente interno, mas também o entorno da escola. E desde a segunda (10), já acontece rondas ostensivas em toda rede de ensino, visando combater as ameaças de violência nas escolas.
Além disso, vale ressaltar a importância durante a reunião da quinta-feira, das estratégias traçadas para combater às fakes news e medidas de monitoramento adotadas.
A diretora na Escola Intermediária João Paulo I em Mandacaru, Ana Carolina, fala dessa iniciativa da Prefeitura Municipal de Gravatá: “Essa reunião foi muito importante com relação a seguranças nas escolas do município em geral porque nós estamos precisando e os pais estão precisando dessa ajuda e nós estamos cuidando dos nossos alunos. É uma parceria excelente da Prefeitura com os Órgãos de Segurança para que a gente possa levar segurança para nossas escolas, para as famílias e principalmente para as crianças”.
O delegado da 65ª Circunscrição de Gravatá, Vitor Hugo Medeiros Galvão, avalia que: “É muito importante essa atitude da Prefeitura, a conscientização dos pais e dos alunos para que essas condutas não continuem. Precisa que haja uma conscientização dos alunos para que não se faça esse tipo de divulgação, esse tipo de ameaça porque vai desaguar na delegacia e nós vamos tomar todas as medidas necessárias”.
Kátia Monteiro, Gerente Regional de Educação (GRE) da Mata Centro, disse que: “Queria parabenizar a Prefeitura de Gravatá juntamente a Secretaria de Educação por esse momento que reúne os gestores das escolas da cidade para dialogar sobre as medidas de segurança a serem tomadas de segurança que estamos vivenciado em nossas escolas. Queria também destacar que hoje foi divulgado pelo Governo do Estado junto a Secretaria Defesa Social e a Secretaria Estadual de Educação o protocolo de segurança para o enfrentamento à violência, as ameaças nas escolas e também o canal 197″.
Ninha Professora, secretária de Educação, comenta o objetivo da reunião extraordinária: “Para tentar tranquilizar e amenizar esse sentimento que está sendo expressado tanto pelos alunos, pelos profissionais e pelos pais durante toda essa semana. Então, foi uma conversa muito proveitosa e que dentro dessa conversa traçamos estratégias para trabalhar”.
Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, fala sobre as medidas tomadas: “Essas medidas começam com palestras nas escolas, com rondas através da Polícia Militar e Guarda Municipal juntas. Temos o apoio do Ministério Público, temos o apoio do Conselho Tutelar e estamos realizando rondas ostensivas desde segunda-feira tentando minimizar esse risco que se instalou nas redes sociais. Se realmente existir alguma ameaça que nos procurem, procurem as forças de segurança que nós iremos investigar e os responsáveis serão punidos”.
Também estiverem presentes nesse diálogo o tenente-coronel da PMPE Moisés, da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM, o Procurador Municipal, Bosco Medeiros, a secretária executiva de Saúde, Vivyane Cavalcanti, o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, o secretário de Educação de Chã Grande, Joel, a Gerente Regional de Educação (GRE) da Mata Centro, Kátia Monteiro, o Conselheiro Tutelar, Jailson, e o vereador Neném de Uruçu.
Publicidade