Notícias

Prefeitura de Gravatá publica Decreto Municipal que autoriza funcionamento de serviços essenciais na feira livre com medidas restritivas nos finais de semana

Boletim Covid-19 de Gravatá dia 04.03.2021

A Prefeitura de Gravatá publicou nesta quinta-feira (04), o Decreto Municipal 012/2021 que estabelece e ratifica as novas medidas restritivas de acordo com o Decreto Estadual 50.346 de 01/03/2021, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Portaria decreta que a partir da data de 03/03/2021 até o dia 17/03/2021, a feira livre, nos dias de sábado, funcionará no horário das 05h até às 17h e nos domingos no horário das 05h às 12h.

E estabelece que o comércio de venda de alimentos para consumo imediato, como refeições, lanches (caldo de cana, cachorro-quente, etc), tanto dentro do Mercado Público como no interior da Feira Livre nos sábados e domingos funcionem no sistema “delivery” (entregas em domicílio). Esses comerciantes não devem permitir de forma alguma, que o cliente consuma o alimento no seu ponto de vendas ou estabelecimento.

E autoriza, que a Praça de Alimentação localizada no calçadão da Avenida Joaquim Didier, funcione nos sábados e domingos pelo sistema de “delivery” e “Pontos de Coleta”, onde o consumidor ligará antes para fazer seu pedido e ao chegar no estabelecimento para buscá-lo não descerá do seu veículo, ficando a entrega por conta do proprietário do estabelecimento ou um de seus funcionários que levarão a entrega até o consumidor.

Os pontos de coleta funcionarão nos sábados e domingos até o dia 17 de março de 2021, de acordo com o inciso XXII do Anexo Único do Decreto Estadual N° 50.346 de 01/03/2021, esses só poderão funcionar no sistema de “delivery”, devendo se eximir de abrir o estabelecimento comercial naqueles dias.

Clique em Decreto Municipal 012/2021 e também em Decreto Estadual 50.346 de 01/03/202 e confira o que dizem os decretos.

Os números dos casos confirmados e de óbitos da Covid-19 alterou o critério de avaliação do Governo do Estado. A decisão de fechar os serviços não-essenciais foi retomada por estarmos num momento decisivo na luta contra a Covid-19, e cada um precisa fazer a sua parte.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. 


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *