Em Gravatá, a semana de bênçãos foi realizada de 06 a 13 de janeiro na Paróquia de Sant’Ana. As celebrações prepararam os fieis católicos para a tradicional Festa de Reis, que há mais de 100 anos reúne milhares de pessoas na cidade. No domingo (13), a procissão com a imagem de Sant’Ana marcou o encerramento da programação religiosa, que finalizou com a celebração da Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacedo e concelebrada pelo padre João Paulo Gomes e padres da Diocese de Santos (SP).
Durante a procissão, que percorreu por ruas do Centro da cidade, personagens representaram os três reis magos, o anjo Gabriel, Maria, José e o menino Jesus, que recordam a Epifania do Senhor.
CURIOSIDADE: A padroeira de Gravatá, Senhora Sant’Ana é celebrada no município em dois momentos, no dia 26 de julho, em que a Igreja Católica no mundo inteiro celebra o dia de Santa Ana, a Mãe de Maria. E no mês de janeiro, a procissão com a imagem de Sant’Ana também é uma tradição antiga. Por muitas vezes, no mês de julho, devido às chuvas do inverno, a procissão foi impossibilitada de ser realizada. Para não ficar devendo, os fieis homenageiam a Senhora Sant’Ana também na Festa de Reis que é realizada em Gravatá sempre no segundo domingo de janeiro.
Por Rodolfo Lima – Jornalista
Pastoral da Comunicação / Paróquia de Sant’Ana
Confira fotos valeriaevocê:
Publicidade