Notícias

Quarentena em Pernambuco vai até 31 de março. E a partir de 1º de abril um novo plano de convivência dita as novas regras

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, determinou através do Decreto Nº 50.433, lockdown em todo o estado pelo período de 10 dias, com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI.

O decreto que estabeleceu medidas restritivas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, e que está ocorrendo de maneira escalonada entre serviços essenciais em todo o Estado, em qualquer dia e horário de 18 a 28 de março. Foi estendido até o dia 31 de março.

O pronunciamento do governador Paulo Câmara, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), também coloca em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas de dia 1º de abril até o dia 24 de abril. São elas:

ATIVIDADES ECONÔMICAS:

Reabertas das:

  • 10h às 20h nos dias de semana.
  • 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

PRAIAS:

Voltarão a ter atividades físicas individuais.

AULAS:

Liberadas a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual.

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS:

Poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.

A flexibilização das restrições não significa que a pandemia foi superada em Pernambuco. Segundo o governador: “Temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença. Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”, advertiu Paulo Câmara, acrescentando que considera o atual momento decisivo na luta contra a doença, que já dura mais de um ano.

Nesta quinta (25), também foi anunciada a chegada de mais 177.920 doses de vacinas contra a Covid-19 para o Estado, sendo 133.200 da Coronavac e 44.720 da AstraZeneca/Oxford. Com isso, será possível avançar em todos os municípios pernambucanos na imunização de idosos acima de 65 anos.

“A imunização vai ajudar a diminuir o número de internações e óbitos. Na última terça-feira, nosso Estado bateu o recorde de pessoas vacinadas num único dia. Foram 51 mil pernambucanos e pernambucanas imunizados. Isso só comprova que, com disponibilidade de vacinas, temos condições de ampliar, e muito, a quantidade de pessoas protegidas”, ressaltou Paulo Câmara.

Com mais essa chegada, sobe para 1.438.880 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas em Pernambuco. Desse total, 1.192.160 foram da Corinavac e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. O Estado também vai poder vacinar 100% dos idosos com mais de 70 anos com a primeira dose e ainda dar prosseguimento à vacinação dos quilombolas, a partir desta nova remessa.

A população deve procurar o serviço de saúde do seu município para se informar sobre o calendário de vacinação. “Ajude os idosos que você conhece a se cadastrarem para serem imunizados”, completou o governador.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *