AgendaNotícias

Realizada com sucesso a 3ª Conferência das Cidades de Gravatá

A CONCIDADE se consolida como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de Gravatá, num contexto em que o crescimento populacional, os desafios da moradia digna, mobilidade, exigem soluções concretas e integradas. Trata-se de um momento em que a cidade ouve sua população e traduz as necessidades locais em propostas para o futuro.

Eduardo Andrade – Secretário de Ciência, Tecnologia, e Inovação

Nesta segunda-feira (30), o Conselho Municipal da Cidade (CONCIDADE) em parceria com a Prefeitura de Gravatá, promoveu a 3ª Conferência das Cidades de Gravatá, no auditório da Secretaria de Educação. O importante evento foi um momento de diálogo democrático e coletivo, reunindo comunidade, trabalhadores, representantes de movimentos, representantes da sociedade civil e gestores públicos.

Com o tema “Construindo a política e desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inteligentes, democráticas e sustentáveis”, proporcionou uma rica programação composta por palestras pela manhã com:

  • Secretário de Ciência, Tecnologia, e Inovação, Eduardo Andrade
  • Secretário de Planejamento e Orçamento Eliakim Herbert, com Nathalia Andrade, secretária executiva de Controle Urbano
  • Renné Gonçalves, secretário executivo de Agricultura e Desenvolvimento Rural
  • Élcio Júnior, diretor de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh)
  • Delegada de Polícia Civil de Gravatá, Jéssica Martins.
Alan Coelho – Secretário de Controle Urbano de Gravatá e presidente do Conselho Municipal das Cidades

E durante à tarde, a formação de grupos temáticos, nos quais os participantes discutiram sobre os eixos temáticos:

  • Participação social e o fortalecimento da gestão democrática das cidades;
  • Política urbana e o papel do Estado na construção das cidades;
  • Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial;
  • Políticas Públicas de habitação, saneamento, mobilidade e planejamento urbano;
  • Justiça Social e o direito à cidade: cidades inclusivas e com igualdade de oportunidades.

Passou por debates na plenária final para aprovação e consolidação das propostas, apresentação e votação das propostas elaboradas nos respectivos grupos temáticos, e votação e homologação da delegação para a etapa Estadual.

Eliane Maria – Coordenadora do Movimento de Moradia Popular de Gravatá

Para Eliane Maria, coordenadora do MMPP – Movimento de Moradia Popular de Gravatá, que é uma das delegadas que participa da conferência. “É muito importante essa conferência ser aberta ao público e ter a participação das entidades. Faço parte do movimento, coordenadora local, representante das famílias aqui de Gravatá. Estamos há mais de 10 anos nesse movimento nessa causa, lutando por moradia para pessoas mais carentes e que não têm condições de comprar o seu imóvel e estamos nessa luta para conseguir junto à prefeitura e ao Governo Federal. É muito importante essa escuta, porque é um conjunto, a comunidade e a prefeitura que é a representante local estar à frente e ter a oportunidade de ouvir as pessoas para o crescimento e melhoria da cidade”.

Alan Coelho – Secretário de Controle Urbano de Gravatá e presidente do Conselho Municipal das Cidades

Já para Alan Coelho, secretário de Controle Urbano de Gravatá e presidente do Conselho Municipal das Cidades, “A conferência municipal é um evento muito importante, em que nós vamos debater as questões de soluções, os problemas, as inovações, as melhorias para a nossa querida Gravatá. Trazer a população aqui presente, tanto a gestão como a sociedade, os órgãos públicos também, todos aqui presentes para juntos, podermos debater como podemos avançar com a cidade de Gravatá. Aqui tem associação, tem o pessoal da comunidade, ONGs, tem o pessoal do turismo, do Governo do Estado, tanto a gestão e principalmente a sociedade. Foi nessa solução que nós pedimos para que a sociedade esteja aqui presente para debatermos todos em qualquer problema e soluções. Isso é uma iniciativa democrática, como todos bem sabem, que o principal é esse. É todo mundo, todos juntos, debatermos, discutirmos o que é melhor para a nossa querida Gravatá”.

Este encontro foi fundamental para ouvir, refletir sobre avanços e planejar o futuro. Mostrando a importância do diálogo e da participação social para inovar e fortalecer cada vez mais a construção da política e do desenvolvimento urbano cada vez mais humano e efetivo.


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *