A Greve dos bancos continua. Veja como pagar as contas e fazer transações.
A greve dos bancários que teve início na terça-feira (6), continua. E a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN e o Procon, orientam os consumidores para que eles não deixem de fazer seus pagamentos e outras transações bancárias durante o período de greve.
O Procon-SP, lembra que a greve não afasta a obrigação de pagar as contas em dia. Por isso, orienta o consumidor a ficar atento aos prazos de vencimento das contas.
O consumidor pode usar canais como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos dos bancos nos celulares, lotéricas e correspondentes.
As contas também podem ser pagas nas agências dos Correios e em redes credenciadas em lojas.
O correntista deve ter cuidado ao escolher o caixa eletrônico de uma agência sem a presença de funcionários. E não deve repassar seus dados a qualquer pessoa. Pois ela pode estar agindo, apenas com o intuito de obter dados do seu cartão.
De acordo com o Procon, em caso de dificuldade para pagar as contas, a empresa credora pode ser procurada. E fazer outras opções de pagamento solicitadas pelo consumidor.
Confira a lista de serviços oferecidos:
Caixas eletrônicos
Agendamento e pagamento de contas (não vencidas), saques, emissão de folhas avulsas de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais, bloqueio e desbloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Correspondentes
Supermercados e lojas credenciados por bancos, as casas lotéricas e os postos dos Correios estão habilitados para pagamentos de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos, saques em dinheiro e benefícios sociais, depósito em conta corrente ou em conta poupança, observados os parâmetros de cada banco.
Também é possível consultar saldos e extratos de contas correntes ou poupanças, entregar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Banco por telefone
Segundo a Febraban, os bancos oferecem um serviço telefônico para que o cliente tire dúvidas sobre serviços e realize operações, como consultas a saldo e extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque.
Internet banking
Consultas de saldo e extrato, lançamentos futuros, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas. Agendamento e pagamento de boletos bancários e de faturas de concessionárias de serviços públicos. Transferências entre outros bancos (TED e DOC eletrônico), solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos.
Aplicativo no celular
Consulta de saldos, verificação de extratos e contas de investimentos, compra e venda de ações, pagamento de contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), transferências.
Conteúdo g1.globo – Adaptação Valéria de Fátima
C
Publicidade