“Por mais que quedas de pelo nos cachorros possam incomodar os tutores, a queda de pelos em cachorro é um processo natural. Assim como acontece com os nossos cabelos, os pelos do cachorro também passam por fases de crescimento, estagnação e queda”, esclarece o médico veterinário Dr. Lucas Silveira.
Porém se você perceber a queda de pelos junto com feridas, é importante agendar uma consulta com o veterinário. Porque, diversas doenças podem estar por trás desse problema.
Alguns fatores podem contribuir para uma queda maior de pelos, como a época do ano e gestação.
Os cães de pelo curto, tendem a soltar mais pelos que os de pelo longo, o que pode parecer que o cachorro está com queda de pelo excessiva. No entanto, isso acontece porque esse tipo de pelagem amadurece mais rapidamente.
Confira abaixo os sintomas que indicam poder haver algo de errado com seu amigo de quatro patas:
- Prurido (coceira);
- Descamação;
- Rarefação pilosa;
- Áreas alopécicas (queda de pelo localizada);
- Lesões na pele.
Em caso de cachorro com queda de pelos ou com queda de pelos e com feridas, a melhor maneira de ajudar é levá-lo para uma consulta com o médico-veterinário.
De acordo com o médico veterinário da Equilíbrio Pet, Dr. Lucas Silveira: “O diagnóstico geralmente é feito por meio dos recursos de aspado, citologia, cultura, antibiograma e histopatológico, e exames complementares podem ser solicitados a fim de verificar a saúde geral do pet. E eventualmente, dependendo do histórico, o diagnóstico também pode ser clínico”.
Equilíbrio Pet – Clínica Veterinária e Pet Shop
Endereço: Rua Vereador Elias Torres, 49 (Rua da Usina)
Telefone/Whatsapp: (81) 99684.7806
Publicidade