Notícias

Saiba quem faz parte do segundo grupo prioritário e como será a vacinação contra a Covid-19 nesta sexta (29)


Secretário executivo da pasta, Frailan Mota, coordenador do Programa de Imunização de Gravatá, Leduard Leon, secretário de Saúde do município, Dr. José Edson e secretária executiva de Saúde, Maria Araújo

Na última terça-feira (19), a vacinação da população de Gravatá, teve início em evento que divulgou o grupo prioritário das primeiras 1.088 doses da vacina Coronavac/Butantan. E a vacinação da profissional de saúde da linha de frente, Silvania Lima, deu o pontapé inicial para a campanha no município. No primeiro momento, foram vacinados apenas profissionais da saúde e idosos que residem em abrigos.

E nesta sexta-feira (29),  a vacinação contra Covid- é para o segundo grupo prioritário – gravataenses com 85 anos ou mais. E, para agilizar a vacinação e evitar aglomeração, os profissionais da saúde aplicaram as doses em atendimento por drive-thru. E, os idosos com 85 ou mais, dirigindo ou como passageiros, não descem do carro. Ao pararem em frente à tenda, entregam a documentação para fazer a carteira vacinal, enquanto recebem a vacina e orientações da enfermagem.

A Secretaria de saúde de Gravatá, recebeu a primeira dose da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, imunizante que foi desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido pelo Instituto Serum, da Índia. Para imunização de 720 pessoas com 85 anos ou mais.

Vale ressaltar que os postos de saúde da cidade:

  • Estarão à disposição para quem precisar de vacinação.
  • Disponibilizaram equipe para vacinar a pessoa com problema de locomoção em sua residência.

O secretário de Saúde do município, Dr. José Edson, explica que:

 _ Às pessoas de área descoberta, ou seja, que não tem Posto de Saúde da Família (PSF), vão se dirigir ao Posto 1;

_ No Pátio de Eventos, terá um esquema drive-thru para que as pessoas se vacinem de carro ou a pé. Ao mesmo tempo, que acontece a imunização com a segunda dose do primeiro grupo, que são os idosos institucionalizados e profissionais da saúde”.

O coordenador do Programa de Imunização de Gravatá, Leduard Leon, detalhou que “nós criamos um cronograma nos postos de saúde e serão disponibilizados dois ou três pontos, por vez, que irá ser exclusivo para vacinação da COVID-19.  Nesses dias dedicados a imunização, o funcionamento normal desses postos será interrompido temporariamente para evitar aglomeração”.

A secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, fala da logística para vacinar as pessoas acamadas. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS), através dos agentes comunitários, irão identificar quem precisa da imunização em casa e reforçamos a importância da população estar atenta ao calendário de vacina para que todos estejam protegidos”.

O secretário executivo da pasta, Frailan Mota, reforçou que “a segunda dose desta vacina da AstraZeneca é aplicada três meses após a primeira administração. Diferente da Sinovac, que deve ser injetada 15 dias após a aplicação da primeira dose”.

Acompanhe abaixo o cronograma de vacinação COVID-19 para idosos com 85 anos ou mais nas unidades de Estratégias de Saúde da Família de Gravatá.

29/01: USF Ana Caminha I e II

01/02: USF Jucá e Auta Soares (Cruzeiro II)

02/02: USF Boa Vista e Posto II

03/02: USF Maria Auxiliadora e Patrícia Nely (Rua do Norte)

04/02: USF Ricardo Valmir (Alpes Suíços) e Russinhas

05/02: USF São Severino e Lagoa do Fernando

08/02: USF Posto III e Posto IV (Santa Helena)

09/02: USF CAIC e Judas Tadeu (Cruzeiro I)

10/02: USF Mandacaru e Uruçu-Mirim

11/02: USF Avencas e Nossa Senhora das Graças

12/02: USF Limeira

Informações : Secretaria de Comunicação Social e Imprensa

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *