A Secretaria da Saúde oferece assistência integral à saúde individual e coletiva, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos gravataenses. Para tanto, realiza ações de proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância em saúde.
E nesse momento de pandemia informações confiáveis são essenciais à toda população. Acompanhe a conversa do blog Valéria&Você com o secretário de Gravatá.
De acordo com o secretário de Saúde de Gravatá, Dr. José Edson, a taxa de ocupação dos casos do novo coronavírus no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa é muito baixa, pois o quadro atual de Gravatá é de estabilidade nas infecções pela COVID-19.
“Estamos fazendo um trabalho muito amplo de testagem para gerir isso de forma bem segura, disse o secretário”.
V&V: Que conjunto de fatores foi decisivo para o aumento dos casos da Covid-19 no município?
Dr. José Edson: Não só em Gravata, mas em todo o território nacional o aumento do número de COVID se deu pela quebra da regra de isolamento social, como afirmam os especialistas”.
V&V: O que as pessoas podem fazer para se proteger e frear a contaminação nesse momento crítico que não só Gravatá atravessa?
Dr. José Edson: No atual cenário, com novas cepas surgindo, a gente volta um pouco as mesmas medidas de um ano atrás com a intensificação do isolamento social, como também o uso de máscara e higienização de mãos e objetos”.
V&V: Quais medidas estão sendo tomadas para evitar a circulação e aglomeração de pessoas?
Dr. José Edson: Estamos seguindo decretos estaduais, além dos nossos decretos do município e intensificando a fiscalização em estabelecimentos que podem gerar aglomeração. A Vigilância Sanitária juntamente com a Polícia Militar e Guarda Municipal tem feito um trabalho primordial.
V&V: O ritmo da campanha de vacinação contra a Covid-19 é satisfatório? Ou a gestão está buscando meios de acelerar a imunização?
Dr. José Edson: Nossa campanha de vacinação tem sido bem eficiente. Estamos cumprindo nossas metas de vacinação com muita facilidade, pois à população está aderindo bem a vacina. Nossas logística de vacinação está ajudando bastante. Além disso, estamos aprimorando o serviço através de um aplicativo para o agendamento.
V&V: Diante o cenário atual da Covid-19 no município, qual a maior conquista? E quais recomendações para as próximas semanas?
Dr. José Edson: A nossa maior conquista é continuar com a estabilidade nas infeções, mas que pretendemos buscar ainda mais a diminuição. Ao início da gestão foi feito um trabalho muito grande, buscando caso a caso em investigação, mais ou menos 700 casos não estavam com diagnóstico fechado. Isso nos trouxe um mapeamento mais eficiente e assim nos deu mais embasamento para trabalhar de uma forma mais concreta com a realidade atual do município. A realização de muitos testes nos ajudou muito a chegar a esse nosso quadro atual.
O momento é de cuidado e atenção. Há novas cepas já presentes em nosso meio. Manter as medidas de isolamento e distanciamento, como também a higienização é fundamental.
Estamos abrindo 10 leitos de UTI para dar maior assistência e segurança a nossa população, além da rapidez nos internamentos, caso seja necessário. Gravatá é a primeira cidade que abre UTI em parceria com o governo do estado.
Publicidade