Em meio ao contato diário com pessoas que testam positivo, que estão positivas e nem sabem ou que sabem que estão positivas mais não comentam por vergonha (de que???), fica a dúvida: qual o tempo de incubação da variante Ômicron da Covid-19?
Se você teve contato alguém com Covid ou suspeita de estar com Covid, deve se atentar a todos os sinais e se manter em isolamento social durante o período de incubação.
O tempo de incubação da variante Ômicron da covid-19 está chamando atenção por ser menor entre o período do contato com o vírus até a manifestação dos sintomas, que é de apenas dois ou três dias, em média, devido à sua velocidade de replicação no organismo, conforme mostra um estudo americano recente.
COMO SABER SE PEGUEI COVID-19?
A única forma de saber o diagnóstico da doença, é realizando o teste de COVID-19. O teste pode ser positivo mesmo em pacientes assintomáticos.
Entretanto, se ele for negativo neste momento, lembrar que o período de incubação do Sars-Co2 pode levar até 14 dias, portanto ele não elimina a possibilidade de que a pessoa tenha sido contaminada.
O intervalo para o surgimento dos sintomas pode ser um pouco diferente entre as pessoas por conta de algumas variáveis e características individuais como a carga viral a qual a pessoa foi exposta, a genética, o grau de imunidade, presença de comorbidades e, principalmente, se a pessoa foi ou não vacinada.
E apesar da transmissão da variante Ômicron ser considerada leve nos vacinados, essa variante se multiplica com maior rapidez e se adapta melhor às vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe).
O resultado disso é uma carga viral muito alta já nos primeiros dias de contágio, tornando qualquer espirro ou tosse de um infectado uma verdadeira bomba de contaminação. E a pessoa infectada com o vírus Ômicron ser capaz de infectar de 10 a 20 pessoas.
Por outro lado, possíveis pacientes assintomáticos raramente vão desenvolver sinais após as 72 horas depois da confirmação do teste. E os exames detectam a doença mais cedo, possibilitando iniciar o tratamento rapidamente naqueles que apresentam quadros mais graves.
O tempo de incubação pode até ser mais curto, mas o de transmissão não! E o tempo que a pessoa passa espalhando o vírus não é de apenas cinco dias. Um novo estudo em andamento no Japão mostra que a excreção do vírus acontece até o nono dia. E o pico do contágio da Ômicron acontece entre o terceiro e o sexto dia.
O ideal é os sintomáticos e aqueles que estão com a covid-19 confirmada cumprir todas as medidas sanitárias. E àqueles que tiveram contato com doentes, ter monitoramento de dois a cinco dias para avaliar se haverá sintomas e o isolamento por sete dias, retomando as atividades com os devidos cuidados necessário como o uso de máscara e higienização das mãos.
Já os pacientes imunossuprimidos devem fazer um isolamento de cerca de 20 dias, uma vez que seu organismo demora mais para conter a infecção.
QUEM TEVE CONTATO COM UMA PESSOA COM CORONAVÍRUS, PORÉM COM MÁSCARA, PODE TER PEGO A DOENÇA?
Sim, é possível. As máscaras devem ser utilizadas como parte de uma estratégia de prevenção, mas apenas o uso dela, sem outras medidas preventivas, não é o suficiente para proteger você e os demais de contrair a infecção. Apesar de que grande parte das máscaras não permitir uma proteção completa, ela reduz a carga viral que efetivamente entra em contato com as vias aéreas, e isso tem sido indicado como um ponto favorável por tender a resultar em infecções mais leves do que as provocadas por uma contaminação com carga viral elevada.
Publicidade