Em Gravatá os profissionais da Saúde realizam as duas maiores campanhas de vacinação em andamento em todo o país. O objetivo da ação é imunizar a população contra a Covid-19 e a Gripe.
Quem for até os postos de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19, pode também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da Gripe.
Após determinação do Ministério da Saúde para aplicação simultânea das doses, eliminando o intervalo dos dois imunizantes, desde que respeitando o local da aplicação. Em Gravatá se iniciou a campanha para avançar na imunização para que nenhum gravataense perca a oportunidade de vacinação contra a Covid-19 e gripe (influenza).
Tomar a vacina disponível contra a gripe é recomendável, mesmo que ela não proteja contra a nova cepa. Ela protege contra outros subtipos de gripe, e parcialmente contra a “cepa-mãe” do H3N2.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), está formulando a nova versão da vacina influenza, que será distribuída ainda esse ano, e que será composta pelos vírus H1N1, H3N2 e a cepa B.
Enquanto isso, é importante se vacinar para conter a pandemia de Covid-19 e o contágio e transmissão da gripe. E primordial o uso de máscaras de proteção, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos, para proteger principalmente as crianças e os idosos de doenças graves.
E em caso de sintomas da H3N2, como febre, moleza no corpo, tosse, garganta inflamada, dor de cabeça, calafrio, fadiga e espirro, a pessoa deve ficar em isolamento por, ao menos, sete dias, até se recuperar da doença e para que outras pessoas não sejam contaminadas. Atualmente, são conhecidos três tipos de vírus da influenza: A, B e C. E embora possuam diferenças genéticas entre si, todos os tipos do vírus da gripe podem provocar sintomas parecidos.
Na última segunda-feira (03), o governo de Pernambuco mudou o protocolo para os casos de gripe. E quem fizer o teste para Covid-19 e der negativo, é orientado a procurar um médico e ficar em casa até conclusão do diagnóstico e cura. Procure orientação médica para saber o que deve fazer.
Publicidade