Negócios e Serviços

Conheça mais sobre o Engenheiro Ênio César e a Capibaribe Construções

Com a valorização do capital humano, o ideal é conhecer e saber com quem estamos convivendo e/ou contratando. E blog ValériaeVocê entrevistou a peça chave de uma construção, o engenheiro Ênio César.

O engenheiro Ênio César é formado em Engenharia Civil pela UNIFAVIP – DEVRY e tem MBA em Consultoria Organizacional de empresas, é Técnico em hotelaria e hospitalidade, Bacharel em turismo pela UNICAP e atual Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Gravatá.

A soma dessa formação garante um profissional ético, dinâmico, equilibrado, criativo e líder, com respostas objetivas, esclarecedoras e orientadoras na empresa Capibaribe Construções, que recentemente recebeu um prêmio do Rotary Club de Gravatá em reconhecimento aos serviços prestados à cidade.

“Eu que fiz”, frase que o orgulhoso engenheiro Ênio César diz para si mesmo, ao ver uma obra realizada sob seu comando.

Acompanhe a entrevista com o engenheiro Ênio César:

V.V.: O que é a Capibaribe Construções?

E.C.: É a minha vida. É onde eu dedico a maior parte do meu tempo, onde sinto prazer em trabalhar e aprendo bastante.

V.V.: O que foi levado em consideração pra você escolher a profissão de engenheiro?

E.C.: Inicialmente eu me frustrei com a área de turismo quando descobri após realizar alguns trabalhos na área, que a profissão de Turismólogo não é regulamentada, e que não existe nenhum decreto ou lei que diga que toda Secretaria de Turismo tem que deve ter um Turismólogo para fazer o planejamento de um município. Logo a remuneração é muito baixa. E eu não me formei numa faculdade, falando 3 idiomas, para ter como campo de trabalho hotel ou agencia de turismo vendendo pacotes. Então quando vim a Gravatá, abri uma construtora que tinha um engenheiro responsável técnico, mas não demorou muito para eu pensar em aprimoramentos, melhoria nos serviços da minha construtora. Então, decidi ser o engenheiro responsável por ela.

V.V.: Quais as áreas de atuação que o engenheiro civil Ênio César está apto a exercer?

E.C.: Obras civis em geral, construções, projetos estruturais, acompanhamento de obras, laudos técnicos, perícia e avaliação de imóveis.

V.V.: O que é o canteiro de obras para o engenheiro Ênio César?

E.C.: É a oportunidade que tenho de pôr em prática meus conhecimentos, realizar os sonhos de quem me contratou, e de dar dignidade à família daqueles profissionais que ali trabalham.

V.V.: Qual o diferencial da Capibaribe Construções?

E.C.: Essa resposta é o slogan da empresa: “Fazemos mais que clientes, fazemos amigos”.

V.V.: De quanto em quanto tempo é preciso fazer inspeções de manutenção na parte estrutural?

E.C.: Varia muito. A estrutura em média de 10 em 10 anos é recomendável uma inspeção. Pinturas necessitam de um intervalo menor, em média 2 em 2 anos por estarmos em uma zona tropical com incidência do sol um pouco mais forte.

V.V.: Cite um dos muitos desafios no dia a dia do engenheiro.

E.C.: Gerenciar pessoas e lidar com a burocracia do governo. Mas gerenciar pessoas com certo jeito e habilidade ainda dá para administrar, mas lidar com um estado ineficiente que só contribui para criar dificuldades é o ponto mais difícil. E me refiro em âmbito nacional. Temos uma cultura burocrata. Precisamos nos inspirar em países desburocratizados, onde não tenhamos tantos impostos, taxas, e incentivos a não produção. Precisamos de leis produtivas e não leis burocratas.

V.V.: Que conselhos você daria aos jovens que pretendem seguir esta carreira?

E.C.: Que não se preocupe com concorrência. Se especialize. Seja bom no que faz. O mercado é o melhor filtro.  Como diz o sociólogo Mário Sérgio Cortella: “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda”.

V.V.: O engenheiro Ênio César pensa em casamento?

E.C.: Não penso muito em casamento. No momento estou focado no meu trabalho. Graças a Deus sou realizado no âmbito familiar, pessoal e profissional. Sou muito bem resolvido emocionalmente e gosto de deixar as coisas fluírem. Mas quero casar sim. Tenho conhecido mulheres fantásticas, mas até agora não encontrei a pessoa para concretizar isso.

CAPIBARIBE CONSTRUÇÕES

Av. Cicero Batista de Oliveira, 3271
55642000 – Gravatá

Tel.: (81) 3533-4644

Site: www.capibaribeconstrucoes.eng.br

Insta: @capibaribeconstrucoes

Facebook: www.facebook.com/capibaribeconstrucoes


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *