Em Pernambuco. Turismo Rural e Ecológico é mais do que você imagina.
Considerada uma das feiras mais importantes do setor de turismo, a Feira de Turismo Rural (Ruraltur) em sua décima terceira edição, aportou em Pernambuco, no Hotel Portal de Gravatá, através da iniciativa nacional do Sebrae em parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural (Apeturr).
E até o dia 30 de novembro, a feira de Turismo Rural, Produção Associada e Economia Criativa foca nos mercados regional e nacional e contribui para a interiorização do turismo, fortalecendo as atividades do segmento e divulgando roteiros.
Entre os dias 28 e 30 de novembro, a Ruraltur vai divulgar paisagens do campo, das tradições históricas e culturais, e da biodiversidade. Vai falar de inovação, modernidade, acessibilidade, espeito, segurança e infraestrutura, conectando às diferentes matizes culturais dos estados brasileiros com a disseminação de informações, redes de contatos, conhecimentos técnicos e comercialização de destinos turísticos.
Durante a coletiva de imprensa na abertura do evento, a diretora técnica do Sebrae Pernambuco, Ana Claudia Dias, deixou claro que durante os três dias do evento, uma troca proveitosa de informações, conhecimento e comercialização será construída através dos seminários, rodada de negócios, visitas técnicas, mostra de produtos e serviços, apresentações culturais entre outras atividades, que irão aquecer o empreendedorismo, fornecendo equipamentos turísticos regionais para as agências de viagens e operadoras.
Para a presidente da Apeturr, Melânia Vieira, – “O turismo rural é por excelência um turismo de experiência. Para que as pessoas entendam isso, vamos investir em visitas técnicas – que visam mostrar as possibilidades de mercado e capacidades turísticas existentes apenas no espaço rural – e em divulgação, para estimular que mais pessoas conheçam essa modalidade do turismo em Pernambuco”.
“A Ruraltur será uma oportunidade única para integrar e conhecer roteiros do Nordeste, trocar experiências e conhecer como diversos estados brasileiros estão inovando no Turismo rural, agregando valor às experiências e vivências, através da economia criativa e da cultura associada ao turismo”, avalia a gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio.
A 13ª Feira de Turismo Rural que está acontecendo no Hotel Portal de Gravatá, conta com a representantes do estado de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, e se destaca pelo investimento no fortalecimento do turismo rural, com respostas satisfatórias no profissionalismo do setor, na formação de parcerias estratégicas e na geração de negócios concretos.
PROGRAMAÇÃO DA 13ª RURALTUR
Quarta-feira, 29 de novembro
8h às 12h:
– Visitas Técnicas
14h às 16h:
– Painel Desenvolvimento Territorial vinculado a Economia Criativa e ao Turismo Rural (Júlio Ledo – Especialista em Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade | Cássio Garkalns – Mestre em Turismo e Especialista em Gestão de Destinos Turísticos | Joaquim Cartaxo – Sebrae Ceará)
– Seminário Economia Criativa e Turismo Rural (Cláudia Leitão – Consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa)
16h às 22h:
– Espaço de Exposição
Quinta-feira, 30 de novembro
8h às 12h:
– Visitas Técnicas
14h às 16h:
– Painel sobre Turismo Inteligente e Caso de sucesso: Voucher Digital de Bonito/MS com Cícero Ramos Peralta. (Heleni Queiroz Riginos, Especialista em Destinos Turísticos Inteligentes, Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, e Augusto Mariano, Secretaria de Turismo de Bonito)
– Seminário Marketing para Promoção do Turismo Rural (Flávio Eduardo Zardo – Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo). 16h às 22h:
– Espaço de Exposição
Coordenação: Sebrae e Empetur
Por Valéria de Fátima
Fotos: Rodolfo Lima
Publicidade