A magia do Encontro de Orquestras de Pernambuco em Gravatá, celebra há nove anos na segunda-feira de Carnaval, a essência da festa com um show de orquestras e convidados especiais mantendo viva a tradição, raiz, resistência e cultura do frevo com sua grandiosidade, diversidade e energia contagiante.






Em 2025, a poderosa expressão cultural começou com o encontro das orquestras Sena Sax e Carlos Dance, Nildo Orquestra, Frevo Serrano, Big Band e Banda XV de Novembro, e dos grupos de dança Studio de Dança Juninho Araújo, Reverso Escola de Dança e Expressão Independente Fábio Lima, Reverso Escola de Dança e Alma Núcleo de Dança Alberto Lima, Núcleo de Dança com o Maracatu Sol Brilhante na Praça Aarão Lins de Andrade.






Que num belíssimo desfile colorido por ruas centrais de Gravatá, espalhou alegria e frevo até o palco do 9º Encontro de Orquestras de Pernambuco, na Praça Rodolfo de Moraes.
Onde todos juntos no passo de frevo, acompanharam atrações especiais: Don Tronxo, Spok, Almério e Antúlio Madureira, com uma variedade de ritmos, danças e tradições que caracterizaram manifestações carnavalescas e revelaram em mais um ano a identidade, diversidade e riqueza cultural de Gravatá.

O prefeito Joselito Gomes, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, falou com entusiasmo do evento. “Um encontro maravilhoso, todo ano a população e visitantes ficam aguardando esse momento, sempre na segunda-feira de Carnaval, aqui no centro da cidade. Uma boa música, a música de qualidade, o frevo, canções antigas, que as pessoas gostam bastante, isso é muito importante. E é assim que Gravatá realiza o seu Carnaval, com o Mercado Cultural, também bastante animado, o Pólo da Rua do Norte, o Bairro Novo. E aqui na Praça Rodolfo muitas pessoas participando, muito colorido, muito brilho e principalmente muita animação. Vem pra cá, ainda dá tempo, vem pra Gravatá, brincar o Carnaval!”.
Veja os comentários dos artistas que subiram ao palco e abrilhantaram o encontro.
Don Tronxo. “Olha, eu estou bastante feliz em participar mais uma vez do Carnaval de Gravatá. Agradecer, em primeiro lugar, ao prefeito Joselito, ao Governo do Estado e eu fiz realmente um show maravilhoso, eu acho. Gostei bastante. Eu queria só agradecer a vocês e dizer que o encontro de orquestra é uma coisa muito séria. Olha, mais uma vez, estou muito feliz com o Carnaval, eu acho que esse bateu todos os carnavais. Está muito bonito, está muito lindo, os blocos, as pessoas, Gravatá está de parabéns”.
Spok. “Eu fico muito feliz em, sempre que possível, estar aqui em Gravatá, um lugar que eu amo e comecei a amar principalmente por causa de uma figura que é como um pai, não só para mim, mas para toda orquestra, que é o Maestro Adelson. Desde que eu tive o primeiro contato com ele na minha vida aqui, aonde ele está, eu me sinto protegido. Na atual gestão também, que deu sequência de uma forma mais linda para o encontro de orquestra, o prefeito Joselito, a primeira-dama Viviane, o Marllon, o secretário Wagner também, que se envolve diretamente de uma forma muito bacana e linda para que esse encontro não deixe de acontecer que já virou uma uma marca daqui”.
Almério. “Eu estou muito feliz. A última vez que eu me apresentei em Gravatá foi no Festival de Inverno que teve aqui. Faz muito tempo. E agora estou vindo para esse carnaval. O carnaval de rua, autêntico. Eu sou de Altinho, cidade do interior, então visitar esse carnaval me enche de inspiração para entrar nesse palco, arrasar e brincar. Virar folião igual as pessoas que estão ali. Agradeço a prefeitura pelo convite, por alastrar minha arte. Desse artista do agreste, levar a minha voz para essas pessoas que vieram hoje brincar carnaval com a gente”.
Antúlio Madureira. “Estivemos aqui, eu acho, durante o Festival de Inverno, alguma coisa assim, já faz algum tempo. Mas agora, mais experiente, mais calejado na música, na cultura de Pernambuco. Estamos aqui para oferecer a nossa alegria, nosso trabalho, nossas canções. É Frevo, Maracatu. Agradeço a prefeitura pelo convite, por ter essa disponibilidade, esse olhar pra cultura. É o que preserva, é o que dá força para nossas habilidades artísticas. A prefeitura está de parabéns por essa abertura do carnaval, da cultura para o folião”.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com o apoio da Fundarpe e do Governo de Pernambuco. Além disso, a segurança dos foliões foi garantida pela Guarda Civil Municipal de Gravatá e o socorro deles foi garantido pelo SAMU.
Clique em “9º Encontro de Orquestras de Pernambuco em Gravatá” e confira um show de fotos.
Publicidade