Até tentamos disfarçar, mas às vezes não tem como segurar, e o arroto escapa. E muitas vezes aquele barulho é motivo de piada.
Arroto são gases, igualzinho aos famosos peidos. E precisamos saber que o corpo reage assim não para nos envergonhar, mas para eliminar o excesso de gases acumulados no estômago.
Esse ar liberado do estômago de modo geral é uma coisa boa, uma vez que significa que seu sistema digestivo está fazendo o seu trabalho.
Porém, se você anda arrotando seguidamente, tipo três ou mais dias por semana, é hora de procurar um médico (gastroenterologista/clínico), e conversar sobre seus hábitos diários que possa estar contribuindo para o problema.
A “aerofagia” ou engolir o ar, é a causa mais comum dos mega-arrotos, na verdade você nem percebe que engoliu ar. E todo o ar engolido que fica preso no esôfago e estômago tem que sair de alguma forma.
Assim, a aerofagia não significa que você está doente, ela é desconfortável, mas pode ser resolvida mudando comportamentos (como cortar refrigerantes ou mastigar de boca fechada).
O arroto em si raramente é uma doença. Contudo, se ele vem com outros sintomas, pode indicar problemas.
Arrotos constantes podem estar relacionados a algumas doenças. Confira alguns sintomas que merecem atenção e orientação médica:
- Arrotos súbitos, quando acompanhados de náusea e muito vômito de repente, podem sinalizar problemas sérios. E se você sentir o estômago distendido (esticado, estirado, espichado, dilatado, inchado) e dolorido, deve procurar um pronto-socorro de imediato.
- Se o seu estômago está inchado, pode ser por você ter engolido muito ar, mas se você está se sentindo inchada e dolorida, pode ser por outro motivo. E se os métodos de cuidados normais não aliviaram o inchaço e a dor, e você começou a vomitar, busque ajuda médica imediatamente. Contudo, o inchaço em si nem sempre é grave.
- Se você tem arrotos recorrentes com dor forte nas costelas, deve buscar ajuda médica para saber se esses sintomas podem ser uma hérnia de hiato, que por si só não é uma emergência, mas pode ser muito desconfortável e pode estrangular. O que requer cirurgia de emergência e pode ser fatal se não tratada.
- Se ao arrotar você sente um gosto de ácido estomacal (sabor vômito) e queimação no peito, pode ser refluxo. E motivo para procurar tratamento, porque não é nada bom para seu esôfago ter refluxo ácido frequente.
- Você anda perdendo peso rapidamente, sem tá tentando. E juntamente com arrotos emagre lentamente. O médico precisa investigar se você não está digerindo sua comida corretamente, se você está com uma alergia alimentar, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn ou casos mais raros.
- Se o seu intestino não está funcionando como deveria, e quando você arrota problemas gastrointestinais como diarreia, constipação, gases, entre outros, indicam procura de ajuda médica.
Esses sintomas são semelhantes a outros provocados por outros problemas de saúde. E só um médico pode investigar, solicitar exames, confirmar diagnóstico, medicar e acompanhar o uso de medicamentos.
Fonte de Pesquisa: https://www.health.harvard.edu/
Publicidade