Dicas

Arrotar muito pode ser algum problema de saúde? Que tal saber como descobrir!

Foto: pt.dreamstime.com

Até tentamos disfarçar, mas às vezes não tem como segurar, e o arroto escapa. E muitas vezes aquele barulho é motivo de piada.

Arroto são gases, igualzinho aos famosos peidos. E precisamos saber que o corpo reage assim não para nos envergonhar, mas para eliminar o excesso de gases acumulados no estômago.

Esse ar liberado do estômago de modo geral é uma coisa boa, uma vez que significa que seu sistema digestivo está fazendo o seu trabalho.

Porém, se você anda arrotando seguidamente, tipo três ou mais dias por semana, é hora de procurar um médico (gastroenterologista/clínico), e conversar sobre seus hábitos diários que possa estar contribuindo para o problema.

A “aerofagia” ou engolir o ar, é a causa mais comum dos mega-arrotos, na verdade você nem percebe que engoliu ar. E todo o ar engolido que fica preso no esôfago e estômago tem que sair de alguma forma.

Assim, a aerofagia não significa que você está doente, ela é desconfortável, mas pode ser resolvida mudando comportamentos (como cortar refrigerantes ou mastigar de boca fechada).

O arroto em si raramente é uma doença. Contudo, se ele vem com outros sintomas, pode indicar problemas.

Arrotos constantes podem estar relacionados a algumas doenças. Confira alguns sintomas que merecem atenção e orientação médica:

  1. Arrotos súbitos, quando acompanhados de náusea e muito vômito de repente, podem sinalizar problemas sérios. E se você sentir o estômago distendido (esticado, estirado, espichado, dilatado, inchado) e dolorido, deve procurar um pronto-socorro de imediato.
  2. Se o seu estômago está inchado, pode ser por você ter engolido muito ar, mas se você está se sentindo inchada e dolorida, pode ser por outro motivo. E se os métodos de cuidados normais não aliviaram o inchaço e a dor, e você começou a vomitar, busque ajuda médica imediatamente. Contudo, o inchaço em si nem sempre é grave.
  3. Se você tem arrotos recorrentes com dor forte nas costelas, deve buscar ajuda médica para saber se esses sintomas podem ser uma hérnia de hiato, que por si só não é uma emergência, mas pode ser muito desconfortável e pode estrangular. O que requer cirurgia de emergência e pode ser fatal se não tratada.
  4. Se ao arrotar você sente um gosto de ácido estomacal (sabor vômito) e queimação no peito, pode ser refluxo. E motivo para procurar tratamento, porque não é nada bom para seu esôfago ter refluxo ácido frequente.
  5. Você anda perdendo peso rapidamente, sem tá tentando. E juntamente com arrotos emagre lentamente. O médico precisa investigar se você não está digerindo sua comida corretamente, se você está com uma alergia alimentar, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn ou casos mais raros.
  6. Se o seu intestino não está funcionando como deveria, e quando você arrota problemas gastrointestinais como diarreia, constipação, gases, entre outros, indicam procura de ajuda médica.

Esses sintomas são semelhantes a outros provocados por outros problemas de saúde. E só um médico pode investigar, solicitar exames, confirmar diagnóstico, medicar e acompanhar o uso de medicamentos.

Fonte de Pesquisa: https://www.health.harvard.edu/


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *