Os cuidados com a saúde dos olhos devem ser frequentes. As diversas doenças oftalmológicas são silenciosas e assintomáticas, que apresentam seus sinais quando já estão em estágios avançados.
Muitas pessoas pensam que “certos problemas” com a visão ocorrem apenas em pessoas com idade avançada. E muitas vezes esses problemas apareceram logo cedo, porque você não permitiu o diagnóstico precoce do problema realizando um exame de vista.
E a Ótica Laís lembra o quão valioso é cuidar e preservar a saúde dos olhos de bebês, crianças e adolescentes, para garantir a saúde ocular em todas as fases da vida, em especial na fase adulta.
Confira algumas dicas da Ótica Laís para manter a saúde ocular infantil:
- Realizar exames de rotina
Exames de rotina são importantes em todas as fases da vida de uma pessoa. É necessário após o nascimento, realizar o “teste do olhinho”, que é completamente indolor e pode ser fundamental para o tratamento precoce de problemas oculares.
- Ficas atento a alterações nos olhos
Alguns problemas oculares apresentam sinais e sintomas típicos, como por exemplo, o lacrimejamento constante, produção de secreção, vermelhidão, irritação, mancha nos olhos e reclamação por parte da criança de visão embaçada ou redução do campo de visão. E quando observadas alguma dessas alterações, o oftalmologista deve ser procurado de imediato.
- Ter cuidado com o sol
Os olhos das crianças sofrem com os efeitos nocivos causados pela radiação ultravioleta. E não pense que é charminho criança de óculos de sol, é uma necessidade essencial para garantir a saúde dos seus olhos.
Vale lembrar a importância de conhecer a procedência dos óculos adquiridos, pois muitos não oferecem a proteção necessária contra os raios ultravioleta.
- Controlar a exposição excessiva da criança a televisão, smartphone e computador.
A exposição prolongada a luz emitida por televisão, smartphones, computadores e tablets pode causar danos aos olhos.
De início pode causar irritação, fadiga visual e ressecamento dos olhos. O recomendado é fazer pausas constantes ao fazer uso desses equipamentos e regular a luz de acordo com a luminosidade do local.
- Cuidado com os produtos que são utilizados próximos aos olhos
Muitas crianças usam maquiagens, e algumas apresentam alergias, mesmo aqueles produtos indicados para a sua faixa etária.
E caso seja observado que a criança tenha ficado com os olhos vermelhos ou irritados, a primeira recomendação é lavar bem o rosto e retirar toda a maquiagem. Em seguida, é fundamental procurar o pediatra e realizar um exame de vista para saber porque aquela alteração ocorreu nos olhos e se o uso da maquiagem pode afetar a capacidade de visão da criança.
- Evite coçar os olhos
É muito importante ensinar a criança que NÂO se deve coçar os olhos, pois essa ação, pode causar lesões e provocar irritações, a mão suja pode contaminar a área com conjuntivite. E em tempos de pandemia, a mão que coça o olho, pode levar o vírus para ele.
E quando o clima está seco, é comum sentir aquela coceira típica e os olhos ficarem irritados. Nesse caso, NÂO coce os olhos, o recomendado é o uso de colírio lubrificante, que deve ser recomendado pelo oftalmologista.
- Cuidado com a limpeza do ambiente
Você sabia que a poeira, o mofo e os ácaros podem ser responsáveis por irritações causadas nos olhos? E por isso, é sempre importante deixar o ambiente arejado e limpo, limpar os bichos de pelúcias, tapetes e cortinas. Evitando irritação, coceira e lacrimejamento, que podem indicar alergias.
Cuide da saúde ocular de toda família na Ótica Laís. Agende sua consulta com oftalmologista, e conheça nosso atendimento, que alia qualidade, exclusividade e preços justos, com lentes e armações próprias de grau e de sol infantil e adulto.
A Ótica Laís segue todas as recomendações e medidas preventivas contra o coronavírus.
Ótica Laís – Lugar de gente feliz.
Rua Padre Joaquim Cavalcante, 02 – centro – Gravatá
Contato: (81) 98948-9218
Publicidade