Notícias

A articulada e eficiente Atenção Primária à Saúde de Gravatá, realiza mutirão de testagem para Covid-19 próxima sexta-feira (11)

Coordenador da Atenção Primária à Saúde, Jairo Teixeira

Para o fortalecimento e articulação da saúde, Gravatá conta em seu sistema de saúde com a Atenção Primária à Saúde (APS), que além de atender e cuidar das pessoas doentes, promove o atendimento nas comunidades, focando na medicina preventiva e curativa através dos serviços SUS.

E no momento de enfrentamento a pandemia causada pelo coronavírus – Covid-19, a Atenção Primária mantém os atendimentos e cuidados com à saúde das comunidades e das pessoas, adotando medidas importantes para contribuir com a redução dos riscos, assistência ao suspeito e/ou confirmado, assim como a não suspeito, com a continuidade dos serviços presencial ou remoto.

A Atenção Primária se organizou de tal forma que os cidadãos gravataenses continuam sendo atendidos e tendo acesso aos serviços de saúde SUS necessários para o diagnóstico e tratamento das doenças, estabelecendo de forma adequada à resolução do problema.

E como os serviços de saúde oferecidos pela Atenção Primária são inúmeros, eu conversei com o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Jairo Teixeira, para saber da próxima medida de enfrentamento à Covid-19.

“A Atenção Primária tem um papel fundamental na orientação da população e no monitoramento dos casos confirmados de Covid-19 e dos contactantes. Para facilitar o acesso ao testagem de Covid-19, a Atenção Primária já disponibiliza testes rápidos e triagem das pessoas nas Unidades de Saúde de referência da zona rural.

E próxima sexta-feira (11), a Atenção Primária vai realizar a testagem de Covid-19, em todas as Unidades de Saúde da zona urbana do município, para garantir o acesso da população aos testes de maneira oportuna e segura. E quem testar positivo vai receber orientações acerca do isolamento, e vai ser monitorado para o acompanhamento da evolução ou não dos sintomas, explicou Jairo Teixeira”.

Vale lembrar que os testes rápidos e Swab para detecção do coronavírus são realizados gratuitamente em dois locais testagem, que é a SUCAM e o Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, e que não está sendo realizado agendamento. São 700 fichas distribuídas por dia nos dois locais.

E não esqueça que Urgências e Emergências o atendimento é na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – Dr. José Soares de Andrade (Dr Deda).


Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *