Notícias

A Educação de Gravatá encerra o mês de abril com inauguração de três creches

A Prefeitura de Gravatá, que em 2021 assinalou como prioridade a Saúde, investindo nos serviços que existiam no modo automático, criando e proporcionando qualidade de vida em todas as áreas. Cumpriu objetivos num amplo arco de realizações, que englobam implementação de programas de promoção da saúde para criança, homens, mulheres, idosos e adolescentes. Registrando um crescimento expressivo na área da Saúde Pública. Continua investindo na saúde.

E o ano de 2022 promete ser bem movimentado, pois a gestão vai priorizar investimentos na educação, enfrentar desafios e apresentar propostas, que promovam o acolhimento de modo seguro e confortável dos estudantes. E no ano de investimentos na qualidade do ensino municipal, a Educação já começou a mostrar um pouco de como vai ser. E vem desenvolvendo projetos e metas, que reestruturam a rede de ensino municipal. E só para esquentar os motores, a população de gravatá foi presenteada com reforma, adaptação e melhoria de duas creches já existentes, e a primeira creche municipal desde a escolha do edifício num espaço saudável, que promove a interação entre espaço físico, projeto pedagógico e o desenvolvimento infantil.

E, no mês de abril, a Secretaria de Educação, termina o mês com uma ótima notícia para os pais e as mães do município de Gravatá. A inauguração de três creches, com atendimento e a prestação de serviços da educação em tempo integral, aumentando o número de crianças com acesso à educação infantil e aprendizagem no processo de alfabetização, ampliando consideravelmente o atendimento com segurança as mães que trabalham.

A primeira inauguração aconteceu na quarta-feira (24), no distrito de Avencas, quando foi entregue aos moradores o Centro de Educação Infantil, na Escola Municipal José Batista de Melo, que atenderá cerca de 30 crianças da localidade, de 2 a 5 anos, em tempo integral, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade conta com três salas com bancas, armários, livros, brinquedos e um berçário aconchegante para os pequenos. 

Na quinta-feira (28), foi a vez do Centro de Educação Infantil, com serviço creche em tempo integral na Escola Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC). Dotada de estrutura para receber crianças de 03 a 05 anos num espaço amplo, acolhedor, e que oferece refeitório, berçário, sala de primeiros socorros, sala de professores, banheiros femininos, masculinos e de acessibilidade, fraldário, salas para creche A, B e C, e para Pré I e II, brinquedoteca, coordenação e cozinha. Além de profissionais preparados e qualificados. Mais de 50 famílias serão contempladas com esse serviço.

E nesta sexta-feira (29), foi realizada a última inauguração do mês de abril, no bairro Cruzeiro, com a entrega à população da Creche Municipal Maria da Conceição de Freitas da Silva (Tia Ceiça). Primeira unidade municipal, com um espaço para atender a partir de 100 crianças de 2 a 5 anos. Que conta com secretaria, almoxarifado, cozinha, refeitório, dormitório, brinquedoteca, 5 salas equipadas com bancas e armários.

A primeira creche municipal, homenageia Maria da Conceição de Freitas da Silva, figura ilustre do município. Que apenas nasceu em Recife, em 1948, pois sempre viveu em Gravatá, onde estudou, trabalhou e constituiu família. Foi professora efetiva do município, secretária de Educação durante a gestão do prefeito Paulo da Veiga Pessoa e foi assessora de Diretoria no governo do prefeito Monsenhor Cremildo Batista de Oliveira. Maria da Conceição de Freitas da Silva faleceu em 2014, deixando recordações em todos que fizeram parte da vida dela.

Secretária Municipal de Educação, Ninha Professora

A secretária Municipal de Educação, Ninha Professora, destacou que esse é o resultado de um empenho da equipe que trabalha com respeito às pessoas. “O sentimento maior é de felicidade, pois essa foi uma semana de vitória com as entregas dos Centros de Educação Infantil de Avencas e do CAIC, que também funcionam com escola, e a Tia Ceiça, que é só creche em tempo integral. É um marco na nossa cidade, a primeira creche do município é uma felicidade muito grande. A equipe toda está muito feliz, assim como eu, e estamos mostrando para as pessoas o compromisso que a educação tem. Estamos muito agradecidos ao prefeito Joselito, que sempre deu todo apoio no que a gente precisa e ele de pronto atende todos os pedidos”.

Prefeito de Gravatá, Joselito Gomes

Para o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, “É a qualidade da educação pública em alta, seja no ensino ou no cuidado com as crianças e demais alunos”.

“Esta é uma grande vitória, principalmente para os moradores. “Mães e pais que necessitam de um lugar seguro e adequado para que seus filhos possam permanecer com segurança enquanto eles vão trabalhar e encontrar os filhos com aquele sentimento de acolhimento, amor e carinho. É com muito prazer que estamos entregando o terceiro espaço para crianças aqui no município. Muitas delas farão uso desse espaço e isso revela o nosso compromisso com as pessoas e a prioridade que temos com a educação e em especial a infantil”.

Deputado Estadual, Waldemar Borges

O deputado Estadual Waldemar Borges fez questão de frisar e parabenizar a humanização da Saúde que vem sendo feita diariamente. E lembrou da educação integrada e humanizada tão presente e atual nas obras de Paulo Freire. E afirmou que essa humanização já vem fortemente sendo enraizada pela gestão. Pois ela valoriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada um.

“Gravatá, nos últimos anos, não recebeu investimentos em áreas fundamentais, como saúde, educação, recuperação de estradas, e tudo isso está sendo feito agora. Nesse primeiro ano houve uma recuperação extraordinária na saúde e nesse ano o investimento está muito forte na educação. Além dessa creche, temos visto as escolas serem recuperadas, muitas coisas equivocadas que estavam sendo feitas serem cuidadas por órgãos competentes, como o Ministério Público de Pernambuco, para que a gestão do prefeito Joselito pudesse fazer o que está sendo feito“, afirmou o deputado Waldemar Borges.

A Educação municipal pretende revolucionar a forma de lidar com as atividades educacionais no município. E tem cartas na manga que apresentam um plano sustentável, inovador, inclusivo e criativo, garantindo aos estudantes e aos professores tratamento de primeiro mundo no que diz respeito, respectivamente, a oportunidades múltiplas e facilitadas de aprendizagem e à valorização profissional.

Comfira abaixo, cliques da inauguração da creche “Tia Ceiça”:


Publicidade

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *