Dicas

A fisioterapeuta Dra. Amanda Alcantara, convida você a cuidar dos músculos do assoalho pélvico e pompoar

Embora pouco conhecido, esse grupo muscular do assoalho pélvico faz parte de algumas atribuições básicas do corpo. E se depender da Dra. Amanda Alcantara, você vai se conscientizar da importância dessa musculatura e se cuidar de imediato.

ASSOALHO = Chão.

E o assoalho é o chão da bacia, que é um conjunto de músculos que sustenta e suspende órgãos como a bexiga e intestino, útero e ovários nas mulheres e nos homens, a próstata.

Também fazem parte desse conjunto de músculos os esfíncteres, estruturas que relaxam e se contraem para permitir fazer xixi, cocô e gases. E não para por aí: o assoalho pélvico tem total participação na atividade sexual, e está diretamente relacionado ao orgasmo vaginal ou à ereção masculina.

Já deu para perceber que, precisamos cuidar muito bem do nosso assoalho pélvico. Agora se eu te disser que o assoalho pélvico está diretamente ligado ao “POMPOARISMO”, ao benefício da saúde e relação sexual.

Exatamente isso, o pompoarismo é saudável, e garante saúde e relação sexual.  E conta com uma série de exercícios que podem ser usados em diversos tratamentos da incontinência urinária, na ala feminina dor e falta de prazer, e na masculina ajudam a superar disfunções como ejaculação precoce e problemas de ereção.

Acompanhe um rápido jogo de perguntas e respostas com ValériaeVocê e a Dra. Amanda Alcantara.

VeVc: “O que é Pompoarismo”?

Dra. Amanda: “É uma técnica milenar oriental, onde é trabalhado os músculos do assoalho pélvico com o intuito de beneficiar na relação sexual”.

VeVc:  “Quais os principais benefícios do pompoarismo”?

Dra. Amanda: “O principal benefício do pompoarismo, é melhorar o prazer na hora da relação sexual, ajudar as mulheres a atingir o orgasmo mais rapidamente”.

VeVc: “Tem exercícios específicos”

Dra. Amanda: “O ideal é realizar uma avaliação do assoalho pélvico com o fisioterapeuta, onde este irá observar e informar à paciente o tempo de contração dela. A partir daí é orientado uma série de exercícios para fortalecer essa musculatura. Para a mulher saber contrair o assoalho pélvico, pois muitas delas não tem consciência dessa musculatura. Então a fisioterapia ajuda a mulher que não sabe, e ela aprende e passa a ter o domínio dessa musculatura”.

VeVc: “Deve-se tomar cuidado com a prática do pompoarismo sem orientação”?

Dra. Amanda: “Sim. Como foi dito anteriormente algumas mulheres não sabem contrair essa musculatura, algumas contraem o glúteo, o abdômen e os músculos da região interna da perna e acreditam que estão contraindo a musculatura do assoalho pélvico. Além do mais, tem mulheres que sabem contrair a musculatura e podem a fadiga-la, após muito contrair e não terem o desempenho esperado”.

VeVc: “Tem acessórios específicos”?

Dra. Amanda: “Sim. Alguns acessórios podem ajudar no fortalecimento do assoalho pélvico. Os cones vaginais que são 5 cones com diferentes pesos e as bolinhas de ben wa também ajudam. Porém é importante a avaliação dessa musculatura para a utilização do peso certo e do tempo adequado”.

VeVc: “Quem está grávida pode pompoar”?

Dra. Amanda: “Sim. A gestante sofre diversas modificações no corpo com o avançar da gestação, um deles é a sobrecarga do bebê nos músculos do assoalho pélvico que pode causar fadiga e enfraquecimento dessa musculatura, gerando incontinência urinária e até disfunção sexual”.

VeVc: “A respiração é importante”?

Dra. Amanda: “Sim. Realizar a respiração adequada na hora do treino de fortalecimento do assoalho pélvico é essencial”.

VeVc: “Homens podem fazer pompoarismo”?

Dra. Amanda: “Sim. Homens que treinam a musculatura do assoalho pélvico podem retardar o orgasmo e a ejaculação”.

VeVc: “Praticar fisioterapia no assoalho pélvico tem contra- indicação”?

Dra. Amanda: “Não existem contra indicações para a realização do fortalecimento do assoalho pélvico, apenas é importante tomar cuidado para as mulheres que apresentam dor na relação sexual, pois provavelmente ela terá uma musculatura com o tônus aumentado e fortalecer essa musculatura merece uma atenção especial”.

***Em breve vocês vão saber onde Dra. Amanda Alcantara estará atendendo em Gravatá


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *