Agenda

ACIAG e Mulheres Em Evidência na luta, superação, respeito e empatia contra o câncer de mama no Outubro Rosa

O Outubro Rosa é todo dia. E você MULHER, deve conhecer e cuidar o seu corpo e jamais permitir que a doença vença. Enfrente os medos e insegurança, siga em frente. Você não está sozinha!

Palestrantes e Mediadora Coach

O movimento popular internacionalmente conhecido como OUTUBRO ROSA, que é comemorado em todo mundo, remeteu a ACIAG em parceria com as Mulheres Em Evidência a proporcionar uma noite com palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama para as mulheres, com a Enfermeira Vanice Magalhães, a Dermatologista e Cirurgiã Oncológica Aline Piol e a Coach e Mediadora Carol Maranhão, sorteio de brindes e um delicioso coffee break na última sexta-feira (25), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Gravatá.

Parceiras Vera Souto Maior – Mulheres Em Evidência e Lidiane Bezerra – Diretora Executiva ACIAG

As palestrantes abordaram temas da importância de olhar com atenção para a saúde, e esclareceram da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta significativamente as chances de cura.

E lembraram que existe o câncer de mama hereditário e o ocasional. E que as mulheres que não têm ocorrência familiar podem ser acometidas pela doença.

A Dra. Aline Piol frisou que: “-As mulheres que tem silicone, não só podem como devem fazer a mamografia”.

Obter um diagnóstico precoce de câncer e ter o apoio da família, amigos e conhecidos é essencial para iniciar um tratamento rapidamente, aumentando as chances de sucesso do tratamento e recuperação da doença, disse a Coach e Mediadora Carol Maranhão.

A Enfermeira Vanice Magalhães (Enfos – Enfermagem Clínica), apresentou dados estatísticos da incidência do câncer de mama e abordou principais sinais da doença e outros fatores de risco da doença, que também acomete homens e destacou critérios de prevenção.

Antes do sorteio de brindes e do coffee break, um recado das palestrantes:

“O autoexame também conhecido como exame caseiro é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber se existe algo de errado em suas mamas”.

”O tumor não consegue ser percebido apenas pelo toque, especialmente na fase inicial. Por isso, é tão importante fazer o exame de toque regularmente, e caso seja percebida alguma alteração, procurar imediatamente um especialista”.

E ensinaram as 3 melhores dicas para o autoexame:

1. Em frente ao espelho

De pé, pressione as mamas com as pontas dos dedos em frente ao espelho, primeiro com um dos braços voltado para baixo, sempre observando os seios. Logo após, repita os toques agora com uma das  mãos na cintura. E por fim, com uma das mãos atrás da cabeça, qualquer anormalidade como rugosidade, saliências ou depressões na região das mamas, deve ser notada durante o autoexame. Após isso, pressione os mamilos apertando-o levemente, note se há algum fluxo de líquido ou se ele está voltado para dentro, essa pode ser uma característica de que haja o tumor.

2. No banho

Com os seis ensaboados, apalpe-os com três dedos de uma das mãos juntos, a mão esquerda deve conferir a mama direita e a mão direita, a mama esquerda. Procure fazer movimentos circulares por todo o seio, em especial na parte superior dele. Apalpe também as axilas e o pescoço procurando algum tipo de secreção, caroço, saliência ou outra alteração consistente.

3. Deitada

Deite e apoie o braço direito sobre a sua cabeça e utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Siga apalpando a mama em movimentos circulares levemente. Procure apalpar também as axilas e repita esse processo para apalpar a mama esquerda, apoiando o braço esquerdo e usando a mão direita para efetuar os movimentos..


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *