Notícias

Acompanhe os dados das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá, através de Plataforma Interativa em combate ao Novo Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá apresenta plataforma interativa, que permite a população acompanhar as ações e o cenário da pandemia Novo Coronavírus no município, bem como se adequar às ações e medidas e agir com mais efetividade na proteção e combate a pandemia.

A plataforma corresponde as ações da Secretária Municipal de Saúde de março a junho de 2020, e é constantemente atualizada para inclusão de novas ações e informações favorecendo o acompanhamento da migração da infecção em todo município de Gravatá, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da Covid-19.

O secretário de Saúde, Luiz Ribamar Melo diz: “Para a Secretaria de Saúde, essa plataforma é um painel interativo com informações mais detalhadas dos dados epidemiológicos e estatísticos de todo município, com base em números que mostram o cenário atual. E através das informações epidemiológicas de cada passo da pandemia é possível avaliar as medidas atuais e planejar ações futuras para combater a disseminação do Coronavírus no município”.

“Também queremos contar com o apoio, adoção e cumprimento das ações, decretos e medidas de prevenção, de distanciamento social, de higiene, de cuidados essenciais de toda a população, para comprimir o nosso quadro de casos e confirmação diagnosticada. Precisamos agir em conjunto para ampliação dos resultados em resposta ao combate ao Novo Coronavírus”.

As ações, decretos e medidas adotadas pela gestão municipal para conter e combater a pandemia do novo coronavírus precisa de reforço. De reforço INDIVIDUAL e COLETIVO, pois a importância da atitude de cada pessoa é essencial para tentar controlar a disseminação da doença, permitir atendimento a todos no sistema de saúde e o retorno das atividades para o coletivo.

Contra a Covid-19, as atitudes fazem a diferença e evita que aconteça a infecção num número grande de pessoas ao mesmo tempo para que haja um prazo maior de ação. Por isso, as atitudes individuais e coletivas de prevenção são fundamentais.

Alguns dos pontos destacados pelos especialistas são:

  • As principais formas de ações individuais são: higienizar as mãos, tossir ou espirrar no braço e evitar sair de casa no caso de sintomas.
  • As principais ações coletivas são: evitar aglomerações e ir em hospitais somente em caso de emergência.
  • Caso haja uma contaminação rápida e elevada da população, o sistema de saúde pode entrar em colapso.
  • As ações só funcionarão se houver colaboração da sociedade.

A prevenção é a principal medida. E diante essa pandemia a prevenção sendo feita, permite que as transmissões aconteçam em um período mais prolongado e menos intenso. Imagine toda população adoecendo ao mesmo tempo. Ninguém tá dizendo para você seguir fulano ou cicrano, só esta se dizendo que é hora de amor próprio, de não entrar em pânico e colaborar.

Cumpra as medidas básicas de prevenção, como a higienização das mãos, com água e sabão ou com o uso do álcool gel ou a 70%, não saia de casa por sair e nem se tiver tossindo ou com febre, evite aglomeração quando a sua saída for inevitável.

Se respeite e respeite as pessoas para que essa doença não chegue a quem é mais vulnerável. Tenha consciência de que ao não respeitar essas orientações, pode impactar outras pessoas. E quanto menos pessoas impactadas, menos chance da propagação desse vírus.

Confira os dados das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Gravatá através de Plataforma Interativa em combate ao Novo Coronavírus:


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *