DicasNegócios e Serviços

Alguém está querendo lhe prejudicar no trabalho? Saiba como lidar com essa situação

O dia a dia no ambiente de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. E mesmo que dividir o ambiente profissional seja complicado, esse ‘problema’ não pode ser encarado como uma coisa negativa. Principalmente se algum colega está tentando lhe prejudicar. Porque ele pode até tentar lhe prejudicar, mas você nunca pode colaborar indiretamente.

Na verdade, isso é mais frequente do que você pode imaginar. E vai sempre encontrar pessoas que fará de tudo para lhe prejudicar em todo lugar.

Algumas dessas pessoas causam efeitos devastadores, outras mais ou menos e outras são tão profissionais que acabam prejudicando a própria empresa e a si mesmo com os resultados das suas maldades.

Então vamos aprender dicas de como lidar com essas pessoas que fazem de tudo para prejudicar seu trabalho.

Saiba quem você é, e conheça seus limites

O grande erro da maioria das pessoas é se deixar abalar pelos comentários e fofocas que surgem a seu respeito no trabalho. Para que você não dê ouvidos ou se deixe abalar com esses comentários, é fundamental que você conheça seus limites e tenha consciência e sobriedade das suas qualidades.

Resolva o assunto diretamente com a pessoa

Se você quer resolver o problema de uma vez por todas, trate a situação diretamente com a pessoa que está causando o problema. Antes, é preciso ter certeza do que está acontecendo e se essa pessoa que você quer conversar é o verdadeiro culpado da situação

Não provoque uma discussão calorosa ou briga. Você apenas vai chamar essa pessoa para conversar e perguntar o porquê desse problema e encontrar a solução.

Seja discreto

Preserve sua intimidade. Não exponha sua vida pessoal dentro do ambiente de trabalho. Não fale dos seus planos, julgamentos e possíveis conflitos perto de pessoas que você já sabe que só estão querendo alguma informação sua para tentar lhe derrubar. Se proteja. Inclusive das redes sociais. Compartilhe sua vida pessoal apenas com quem você realmente confia.

Não reaja a provocações

Pessoas que querem complicar a vida de alguém gostam de fazer provocações e gerar conflitos. Então foque no que você pode fazer para não cair em jogos e disputas desnecessárias, e não revide a ofensas e conflitos. E tenha em mente o quanto você ganha com isso por mais difícil que seja esse comportamento zen.

Afinal tenha certeza que vai sempre encontrar com essas pessoas nos mais diversos ambientes de trabalho.

Pratique a empatia

Cada ação profissional carrega uma carga de experiências pessoais. Busque compreender o motivo do outro em lhe prejudicar. A empatia é o antidoto para a sua raiva. Por isso, sem rótulos, observe e entenda, não apenas responda e dê o troco.

Coloque limites

Uma atitude bastante comum de quem quer te prejudicar é sobrecarregar você de tarefas que não são de sua responsabilidade. Toda vez que você aceita “ajudar” em algo que não é da sua competência, você estará se sobrecarregando e abrindo espaço para que se aproveitem cada vez mais de você. A gentileza, ajuda e boa vontade profissional são essenciais. Mais se perceber que alguém está se aproveitando de você para lhe prejudicar, comece a rejeitar as tarefas extras e coloque limites.


Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *